No dia do Orgulho Gay 28 de Junho o Movimento do Espírito Lilás – MEL/PB apresenta números sobre assassinatos de LGBTs no estado da Paraíba no ano de 2011, 2012 e 2013.
O levantamento apresenta cerca de sessenta homicídios em dois anos e seis meses, sendo 34 (trinta e quatro) Gays; 9 ( nove) Lésbicas; 15 (quinze) Transexuais e Travestis, os homicídios aconteceram nos municípios de João Pessoa, Campina Grande, Cabedelo, Mari, Santa Rira, Esperança, Patos, Mamanguape, Solânia, Queimadas, Sousa, Bananeiras, Jácarau, Serra Redonda, Bayxes.
A ausência da tipificação da homofobia possibilita que os seguintes homicídios careçam de um dispositivo legal que os enquadrem como crimes homofóbicos, sendo o estado brasileiro negligente sobre o enquadramento penal destes crimes.
Nos levantamentos realizados observamos nos inquéritos diversos equívocos sobre as as reais motivações dos crimes contra LGBTs, demonstrando o descaso e a falta de interesse do estado de criminalizar a homofobia penalmente.
Os sessenta assassinatos estão distribuídos em 21 (vinte um) no ano 2011; 27 (vinte sete) no ano 2012; 11 (onze) nos seis primeiros meses de 2013. O objetivo de divulgar esses dados é informar a sociedade e autoridades os graves números de homicídios contra LGBTs no Estado da Paraíba e cobrar formulações de políticas públicas de segurança que enfrente a homofobia.
O dados são organizado pelo Movimento do Espírito Lilás, com consultoria da Comissão da Diversidade Sexual e do Direito Homoafetivo da OAB/ . O levantamento comprova o aumento dos crimes com características preconceituosa é a necessidade de uma política de segurança pública preventiva que produza o enfrentamento a homofobia a partir da criminalização da homofobia no marco legal.
Redação
O governador da Paraíba, João Azevêdo (PSB), negou os rumores sobre um possível estremecimento na…
O expediente no Poder Judiciário paraibano será alterado nesta quarta-feira (11), apenas em João Pessoa,…
O presidente da Câmara dos Deputados, deputado Hugo Motta (Republicanos), encaminhou à Comissão de Constituição…
A definição sobre os rumos que o PT deve tomar nas eleições estaduais na Paraíba…
O Ministério Público da Paraíba (MPPB) instaurou o Inquérito Civil Público nº 001.2025.081141 para investigar…
O coordenador da Defesa Civil de João Pessoa, coronel Kelson Chaves, informou nesta segunda-feira (09)…