A Paraíba o tempo todo  |

Nesta quarta-feira: plano para redução de emissões de gases de efeito estufa será discutido em JP

O Plano de Ação Climática de João Pessoa será debatido nesta quarta-feira (03), às 9h, no auditório do Hotel Verde Green, numa parceria com Iclei e WayCarbon. O Plano deve prever medidas para redução das emissões de gases de efeito estufa de maneira significativa e remover estes gases da atmosfera. As medidas de adaptação climática buscam preparar as cidades para enfrentar as alterações do clima e seus efeitos.

Por meio do Plano de Descarbonização e Adaptação Climática, chamado de Plano de Ação Climática de João Pessoa, o município deve estabelecer as diretrizes e ações necessárias para que a neutralidade em emissões e a resiliência climática se concretizem no território da capital.

O secretário de Meio Ambiente de João Pessoa (Semam), Welison Silveira, destacou que o plano é uma ferramenta indispensável para definir o roteiro de descarbonização da economia e vinculá-lo a objetivos socioeconômicos. “Queremos incentivar a criação de empregos, estimular a inovação e melhoria da qualidade de vida da população de João Pessoa com foco na adaptação e resiliência do município frente às mudanças climáticas”, destacou.

Pacto Global – João Pessoa é signatária do Pacto Global de Prefeitos pelo Clima e Energia. Trata-se de uma aliança global de cidades e governos voluntariamente comprometidos no enfrentamento da crise climática, com o objetivo de reduzir os impactos e facilitar o acesso à energia sustentável e acessível para todos.

Iclei – O Iclei Governos Locais pela Sustentabilidade é uma rede global de mais de 2.500 governos locais e regionais, comprometidos com o desenvolvimento urbano sustentável. Tem atuação em mais de 125 países, incentivando políticas de sustentabilidade e impulsionando ações locais para o desenvolvimento de baixa emissão, baseado na natureza, equitativo, resiliente e circular.

WayCarbon – A empresa parceira na discussão do Plano de Ação Climática é referência no Brasil em consultoria e desenvolvimento de soluções de tecnologia e inovação voltadas para a sustentabilidade, gestão de ativos ambientais e no desenvolvimento de estratégias com o objetivo de estimular uma gestão ecoeficiente e de baixo carbono.

Programação – Pela manhã, o evento vai contar com as participações do secretário de Meio Ambiente, Welison Silveira; do coordenador Geral da Unidade Executora do Programa João Pessoa Sustentável, Antônio de Fatima Elizeu de Medeiros; do gerente de Risco Climático e Adaptação da WayCarbon, Melina Amoni; do representante do Iclei América do Sul, Leta Vieira; e do professor e consultor Associado WayCarbon, Carlos Nobre – este último participa do evento de forma remota.

No período da tarde, o evento continua com ações voltadas para os técnicos da Prefeitura de João Pessoa, com a participação de Rosangela Silva e Natalia D’Alessandro, da WayCarbon; Janduí Júnior, coordenador do Núcleo de Estudos sobre Mudanças Climáticas da Semam; e Caio Mário Silva, coordenador de desenvolvimento urbano da Unidade Executora do Programa João Pessoa Sustentável (UEP).

Confira a programação completa:

Manhã
9h30 -Abertura e assinatura dos compromissos Race to Zero, Race to Resilience e Aliança pela Ação Climática (ACA);
10h20-Apresentação do Plano de Descarbonização e Adaptação às Mudanças do Clima em João Pessoa;
11h45- Palestra Magna: Projeções de impactos da mudança do clima no Brasil: qual a melhor estratégia para um mundo descarbonizado e resiliente?

Tarde
14h15-Apresentação do Plano de Gestão Colaborativa e Engajamento e dinâmica de levantamento de fontes e atores;
14h30 -Planejamento climático nas cidades: principais conceitos, termos e desafios;
15h- Apresentação do processo de elaboração do índice de riscos climáticos e modelo de projeções climáticas;
15h45-Apresentação do Processo de Elaboração de Inventários e Metodologia GPC;
16h15-Apresentação do processo de levantamento, priorização e detalhamento de ações climáticas;
16h45 -Apresentação dos resultados do levantamento e encerramento.

Redação com Assessoria

    VEJA TAMBÉM

    Comunicar Erros!

    Preencha o formulário para comunicar à Redação erros de português, de informação ou técnicos encontrados nesta matéria do PBAgora.

      Utilizamos ferramentas e serviços de terceiros que utilizam cookies. Essas ferramentas nos ajudam a oferecer uma melhor experiência de navegação no site. Ao clicar no botão “PROSSEGUIR”, ou continuar a visualizar nosso site, você concorda com o uso de cookies em nosso site.
      Total
      0
      Compartilhe