A Paraíba o tempo todo  |

Nesta 2ª: João Pessoa inicia aplicação da 4ª dose da vacina contra a Covid-19 em idosos 90+ e pessoas imunossuprimidas

A Prefeitura de João Pessoa iniciou, neste sábado (26), a aplicação da 4ª dose da vacina contra a Covid-19 para idosos a partir de 90 anos de idade e pessoas imunossuprimidas, que receberam a 3ª dose há pelo menos 120 dias. A partir da próxima segunda-feira (28), a aplicação da 4ª dose deverá ser ampliada para os idosos com 80 anos ou mais.

Para o público da 4ª dose, a Secretaria Municipal de Saúde disponibilizou pontos de imunização em 20 unidades de saúde da família (USF), que funcionaram até as 12h, e um ponto no formato drive thru no Mangabeira Shopping, que segue aberto até as 16h.

Ainda pela manhã, dona Carmoniza Duarte de Holanda, 96 anos, compareceu ao posto de drive thru acompanhada de sua filha. “No início eu não queria tomar, pois tinha medo, mas agora eu entendo que é mais uma dose de vida para viver ainda mais”, disse a idosa, emocionada.

Também no mesmo local, o radialista Germano Barbosa, 65 anos, que é imunossuprimido, foi tomar mais uma dose de proteção. “É uma preocupação que precisa ser compartilhada, porque já se dizia no senso comum que é melhor prevenir do que remediar. Se podemos nos prevenir com a vacina, não temos por que esperar a doença”, afirmou.

O chefe de Imunização de João Pessoa, Fernando Virgolino, destacou a importância da 4ª dose do imunizante. “É outra dose de reforço que vem para melhorar o sistema imunológico dos idosos para prevenir contra as formas graves da Covid-19. É importante que todos que estão incluídos neste público busquem a vacinação nos postos disponibilizados”, orientou.

Para idosos acamados, restritos ao leito, equipes da Rede de Frio visitarão aqueles que estão cadastrados no serviço e se enquadram na faixa etária que pode receber a 4ª dose. No caso de idosos que ainda não tenham feito o cadastramento, um familiar responsável pode procurar uma Unidade de Saúde da Família ou contatar pelo telefone ou e-mail disponível para as dúvidas e esclarecimentos.

Outros públicos – Neste sábado (26), também houve aplicação das outras doses da vacina contra a Covid-19 para outros grupos. Para o público em geral (12+) foram disponibilizados os mesmos locais da aplicação da 4ª dose (drive thru do Mangabeira Shopping e 20 USF). Já as crianças de 5 até 11 anos de idade, receberam atendimento exclusivo no Centro Municipal de Imunização (CMI), além do Mangabeira Shopping (pedestre) as unidades de saúde da família, como os demais públicos.

Dúvidas – A Prefeitura disponibiliza dois números de contato para auxiliar os cidadãos que estão com dificuldades para realizar cadastro, agendar vacinação ou outras dúvidas relacionadas ao aplicativo Vacina JP. Nesses casos, a população pode ligar ou enviar mensagem via WhatsApp para os números: (83) 9.8600-4815 ou (83) 9.8699-2917. O horário de atendimento desse serviço é de segunda a sábado, das 8h às 19h. Outra forma de contato é através do endereço de e-mail: [email protected].

Documentação exigida – Para receber a primeira dose da vacina a partir dos 12 anos, é necessário apresentar documento oficial com foto, Cartão SUS, CPF e comprovante de residência em João Pessoa. Já para a D2, D3 e D4 é necessário o cartão de vacinação e um documento pessoal com foto, além de comprovação documental para trabalhadores de saúde e imunossuprimidos. A Secretaria Municipal de Saúde orienta os imunossuprimidos sobre a necessidade de apresentação de laudo médico, que ficará retido no local a fins de comprovação.

Solidariedade – Os postos de vacinação também estão abertos para receber as doações de alimentos não perecíveis. Após a arrecadação, eles serão distribuídos com instituições de caridade e famílias atingidas pelos efeitos da pandemia. A arrecadação e a distribuição integram uma iniciativa conjunta da Prefeitura de João Pessoa e do Governo do Estado.

PUBLICIDADE
    VEJA TAMBÉM

    Comunicar Erros!

    Preencha o formulário para comunicar à Redação erros de português, de informação ou técnicos encontrados nesta matéria do PBAgora.

      Utilizamos ferramentas e serviços de terceiros que utilizam cookies. Essas ferramentas nos ajudam a oferecer uma melhor experiência de navegação no site. Ao clicar no botão “PROSSEGUIR”, ou continuar a visualizar nosso site, você concorda com o uso de cookies em nosso site.
      Total
      0
      Compartilhe