Virou berçário. Mais de 70 tartarugas da espécie Eretmochelys imbricata, mais conhecida como Tartaruga-de-pente, nasceram na Praia do Bessa, em João Pessoa. O primeiro nascimento e soltura de tartarugas marinhas de 2025 na capital paraibana, foi acompanhado pela Associação Guajiru, que é uma organização sem fins lucrativos responsável pelo projeto Tartarugas Urbanas, de preservação da espécie.
Ao todo, 74 filhotes de tartarugas-de-pente nasceram na Praia do Bessa, na orla da capital paraibana.
Conforme a organização, a temporada de nascimento das tartarugas acabou de começar e voluntários estão acompanhando outros ninhos, vistoriados de forma diária.
A taxa de sobrevivência das tartarugas, segundo a ONG Guajiru, gira em torno de 1 a 2% dos ovos, o que torna o trabalho de monitoramento ainda mais importante para garantir a preservação da espécie.
A associação alerta que o lixo pode comprometer o desenvolvimento dos embriões das tartarugas.
“Resíduos deixados nas telas de proteção dos ninhos, como plásticos, latas ou até mesmo restos orgânicos, criam barreiras que prejudicam a troca de calor e gases, fundamentais para o sucesso da incubação dos ovos”, informou a associação nas redes sociais.
A Associação Guariju denunciou o descarte inadequado de lixo nas telas de proteção de um ninho no Bessa, em João Pessoa.
Com a alta temporada, situações como essa são esperadas e a ONG Guajiru para que as pessoas leiam as placas e respeitem os ninhos. Segundo a presidente, mais de 40 ninhos são monitorados pela instituição.
PB Agora
O deputado estadual Tovar Correia Lima (PSDB) destacou, nesta sexta-feira (30), a construção de uma…
A Justiça da Paraíba manteve a prisão da mulher que confessou ter assassinado a própria…
A Superintendência Executiva de Administração do Meio Ambiente (Sudema) emitiu relatório de balneabilidade com o…
Em entrevista ontem (29), à imprensa campinense o deputado federal Romero Rodrigues (Podemos), revelou que…
Nesta sexta-feira (30), a defesa do cantor João Lima entrou com pedido de habeas corpus.…
Apontado pela Polícia Civil como líder de uma organização criminosa com atuação no Litoral Sul…