Categorias: Paraíba

Na PB, lei cria ‘Selo Igualdade Racial’ para empresas que contribuírem com combate ao racismo

A partir desta quinta-feira (18), a Paraíba passa a contar com o ‘Selo Igualdade Racial’ por meio da Lei 13.900/2025. A iniciativa reconhece e valoriza empresas comprometidas com a promoção da equidade racial e o combate ao racismo. O Selo tem como propósito incentivar ações afirmativas no setor privado, incluindo organizações conveniadas, concessionárias ou contratadas pelo Poder Público Estadual.

Entre os principais objetivos estão o desenvolvimento e realização de ações que busquem estimular políticas de cotas raciais para trabalhadores; contribuir para a paz social e a igualdade de oportunidades; promover reparação histórica à população afrodescendente; e mitigar e eliminar práticas de preconceito e discriminação racial.

A certificação será concedida pelo Poder Público Estadual, que poderá delegar essa competência aos municípios. O processo poderá envolver análise documental, auditorias e inspeções para verificar a implementação e manutenção das práticas de igualdade racial.

Segundo a deputada Camila Toscano, o novo Selo representa um avanço na luta contra o racismo institucional. “O objetivo é criar um ambiente empresarial mais justo, em que a diversidade seja valorizada e a igualdade racial esteja no centro das relações de trabalho”, argumentou a deputada autora da lei, Camila Toscano.

Para receber o Selo Igualdade Racial, as empresas deverão cumprir uma série de requisitos, como apresentar carta de compromisso com planejamento de ações, projetos e programas voltados à igualdade étnico-racial; firmar parcerias com instituições que atuem em prol da igualdade racial; além de apoiar políticas antirracistas e iniciativas de capacitação; comprovar equidade salarial; e desenvolver campanhas, palestras ou programas de prevenção e combate ao racismo.

A lei estabelece ainda que as organizações certificadas poderão utilizar o Selo em campanhas publicitárias, materiais gráficos, sacolas e embalagens, desde que atendam a todas as exigências legais.

O Selo Igualdade Racial terá validade anual, sujeito à reavaliação periódica e à auditoria pública. Ele poderá ser suspenso caso a empresa beneficiada sofra advertência, multa ou outra penalidade.

PB Agora

Últimas notícias

PB Agora/Anova: Cícero Lucena mantém liderança em todos os cenários na disputa para o governo do Estado da Paraíba

A pesquisa do Instituto Anova, em parceria com o portal PB Agora, divulgada nesta quarta-feira…

28 de janeiro de 2026

Filho de policial reformado é morto a tiros na capital paraibana

Um assassinato foi registrado na noite de ontem (27), quando um filho de um policial…

28 de janeiro de 2026

Matrículas para novas atividades da Vila Olímpica Parahyba começam nesta quarta-feira

Começam nesta quarta-feira (28) as matrículas do primeiro semestre de 2026 da Vila Olímpica Parahyba…

28 de janeiro de 2026

Lula participa do fórum de líderes da América Latina e Caribe no Panamá

Lula participa do fórum de líderes da América Latina e Caribe no Panamá O presidente…

28 de janeiro de 2026

PM recupera mais de 130 celulares roubados e prende 2 suspeitos

A Polícia Militar recuperou 133 aparelhos celulares que haviam sido roubados de uma loja de…

28 de janeiro de 2026

Cida sobre críticas a federação do PT: “A gente respeita a posição de Couto, mas não é única”

Em entrevista na noite de ontem (27), ao programa Rede Verdade, do Sistema Arapuan de…

28 de janeiro de 2026