Categorias: Paraíba

Mutirão nacional: consumidores paraibanos poderão negociar dívidas bancários em atraso neste sábado

Débitos em atraso com cartões de crédito, cheque especial, empréstimos e outras modalidades de crédito contratadas em bancos e financeiras poderão ser negociados.

O Procon Estadual da Paraíba participa, a partir deste sábado, do Mutirão Nacional de Negociação de Dívida e Orientação Financeira, iniciativa da Associação Brasileira de Procons – ProconsBrasil, em parceria com o Banco Central e a Secretaria Nacional do Consumidor (Senacon).

A ação, desenvolvida pela Federação Brasileira de Bancos (Febraban), acontece durante todo o mês de novembro e busca oferecer condições especiais para que consumidores renegociem dívidas bancárias em atraso, com possibilidade de parcelamento, redução de juros ou descontos sobre o valor total devido.

É uma oportunidade para o consumidor sair da inadimplência, limpar seu nome com condições especiais e entrar em 2026 com as finanças em dia, destacou Renata Ruback, presidente da Procons Brasil. Além de trazer alívio financeiro imediato, o mutirão tem como objetivo promover a educação financeira e prevenir o superendividamento.

Podem ser negociadas dívidas de cartão de crédito, cheque especial, crédito consignado e outras modalidades de crédito contratadas em bancos e instituições financeiras, desde que estejam em atraso e não tenham bens dados em garantia ou estejam prescritos.

Consumidores com conta Prata ou Ouro no portal consumidor.gov.br também podem utilizar a plataforma para participar da negociação. Mais de 160 instituições financeiras aderiram à iniciativa, ampliando o alcance do mutirão em todo o país.

As negociações podem ser feitas diretamente com os bancos ou financeiras. O consumidor deve entrar em contato com a instituição credora pelos canais oficiais, informar que deseja renegociar a dívida pelo Mutirão Nacional, e verificar as condições de desconto e prazos oferecidas. “Todo acordo começa com um valor que o consumidor consiga pagar. Para isso, é importante rever os gastos, reservar parte da renda para a negociação e envolver a família nesse esforço. A organização financeira é fundamental para sair das dívidas e da lista de inadimplentes” orienta Renata Ruback, presidente da Procons Brasil.

O Procon-PB atua como um mediador para orientar o consumidor nas negociações que serão realizadas diretamente entre o cliente e a instituição financeira, oferecendo suporte para buscar uma resolução justa e assegurar os direitos dos consumidores durante todo o período da campanha.

Secom-JP

Últimas notícias

Lula na Sapucaí e a infantilidade da guerra política

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva será exaltado na Sapucaí no Carnaval de 2026.…

12 de fevereiro de 2026

VÍDEO: vereador de JP, Guga Pet explica confusão nos hospital do PET nesta quinta-feira: “Não vão me calar”

O vereador de João Pessoa, Guga Pet, usou seu perfil numa rede social para explicar…

12 de fevereiro de 2026

Bruno minimiza ida de Johnny à oposição: “Quem está indo para um lugar que não convivia é ele”

O prefeito de Campina Grande, Bruno Cônia Lima, comentou, em entrevista ao jornalista Luis Torres,…

12 de fevereiro de 2026

TRE-PB confirma improcedência de ação contra Léa Toscano e Raimundo Macedo em Guarabira

O Tribunal Regional Eleitoral da Paraíba (TRE-PB) decidiu, por unanimidade nesta quinta-feira (12), pela improcedência…

12 de fevereiro de 2026

Partidos NOVO e Missão tentam, mas TSE nega pedidos e mantém homenagem a Lula no Carnaval

O Tribunal Superior Eleitoral (TSE) rejeitou as ações contra a escola de samba fluminense Acadêmicos…

12 de fevereiro de 2026

Ex-presidente do PT-PB minimiza potencial de Jhony Bezerra e dispara: “Povo burro”

O ex-presidente do diretório do Partido dos Trabalhadores na Paraíba (PT-PB), Jackson Macedo, usou seu…

12 de fevereiro de 2026