Categorias: Paraíba

Mutirão nacional: consumidores paraibanos poderão negociar dívidas bancários em atraso neste sábado

PUBLICIDADE

Débitos em atraso com cartões de crédito, cheque especial, empréstimos e outras modalidades de crédito contratadas em bancos e financeiras poderão ser negociados.

O Procon Estadual da Paraíba participa, a partir deste sábado, do Mutirão Nacional de Negociação de Dívida e Orientação Financeira, iniciativa da Associação Brasileira de Procons – ProconsBrasil, em parceria com o Banco Central e a Secretaria Nacional do Consumidor (Senacon).

A ação, desenvolvida pela Federação Brasileira de Bancos (Febraban), acontece durante todo o mês de novembro e busca oferecer condições especiais para que consumidores renegociem dívidas bancárias em atraso, com possibilidade de parcelamento, redução de juros ou descontos sobre o valor total devido.

É uma oportunidade para o consumidor sair da inadimplência, limpar seu nome com condições especiais e entrar em 2026 com as finanças em dia, destacou Renata Ruback, presidente da Procons Brasil. Além de trazer alívio financeiro imediato, o mutirão tem como objetivo promover a educação financeira e prevenir o superendividamento.

Podem ser negociadas dívidas de cartão de crédito, cheque especial, crédito consignado e outras modalidades de crédito contratadas em bancos e instituições financeiras, desde que estejam em atraso e não tenham bens dados em garantia ou estejam prescritos.

Consumidores com conta Prata ou Ouro no portal consumidor.gov.br também podem utilizar a plataforma para participar da negociação. Mais de 160 instituições financeiras aderiram à iniciativa, ampliando o alcance do mutirão em todo o país.

As negociações podem ser feitas diretamente com os bancos ou financeiras. O consumidor deve entrar em contato com a instituição credora pelos canais oficiais, informar que deseja renegociar a dívida pelo Mutirão Nacional, e verificar as condições de desconto e prazos oferecidas. “Todo acordo começa com um valor que o consumidor consiga pagar. Para isso, é importante rever os gastos, reservar parte da renda para a negociação e envolver a família nesse esforço. A organização financeira é fundamental para sair das dívidas e da lista de inadimplentes” orienta Renata Ruback, presidente da Procons Brasil.

O Procon-PB atua como um mediador para orientar o consumidor nas negociações que serão realizadas diretamente entre o cliente e a instituição financeira, oferecendo suporte para buscar uma resolução justa e assegurar os direitos dos consumidores durante todo o período da campanha.

Secom-JP

PUBLICIDADE

Últimas notícias

Após reunião com executiva nacional, Cartaxo diz que PT vê palanque duplo para Lula na PB, mas só decide sobre aliança em fevereiro

O deputado estadual Luciano Cartaxo esteve reunido, nesta quinta-feira (4), com a diretoria nacional do…

4 de dezembro de 2025

“Não vou falar sobre discussão do animal humano”, diz Cícero sobre troca de acusações entre vereador e secretário

O prefeito de João Pessoa, Cícero Lucena (MDB), evitou entrar na troca de acusações envolvendo…

4 de dezembro de 2025

Guga Pet detalha visita de comissão à Bica e indaga direção do parque por falta de respostas: ‘Perguntas não respondidas’

O embate entre o vereador e ex-secretário de Cuidado e Proteção Animal de João Pessoa,…

4 de dezembro de 2025

Clima esquenta na CMJP e parlamentares sobem o tom em novos ataques contra Lula e Bolsonaro: “Síndico da Papuda”

A sessão desta quinta-feira (4), na Câmara Municipal de João Pessoa, foi marcada por um…

4 de dezembro de 2025

Cícero questiona papel do MPPB sobre Estação Ciência e diz que órgão não tem autoridade sobre uso do local

O prefeito de João Pessoa, Cícero Lucena (MDB), questionou nesta quarta-feira (4), a atuação do…

4 de dezembro de 2025

Prefeitura tem contas reprovadas por descumprimento do gasto mínimo com educação

As contas anuais do município de Riacho dos Cavalos, referentes ao exercício de 2023, foram…

4 de dezembro de 2025