Categorias: Paraíba

Mutirão garante benefícios a mais de 30% dos apenados da VEP de JP

PUBLICIDADE

O mutirão carcerário na Vara das Execuções Penais (VEP) de João Pessoa deve ser concluído até o dia 11 de setembro. A força-tarefa é uma parceria do Conselho Nacional de Justiça (CNJ) e do Tribunal de Justiça da Paraíba. Dos 6.339 processos ativos na VEP, a equipe do mutirão já revisou mais de 80%, concedendo a 32% dos apenados diversos tipos de benefícios. Os números foram divulgados, na manhã desta sexta-feira (21), pelo juiz do CNJ, Douglas de Melo Martins.

“O Tribunal de Justiça da Paraíba tomou um posicionamento de vanguarda, quando decidiu virtualizar a VEP de João Pessoa. Com isso, ele demonstrou seu real interesse pelos pobres, já que a grande maioria dos processos que tramitam na vara envolve pessoas carentes”, disse Douglas de Melo Martins. Ele informou, também, que o mutirão da VEP de Campina Grande já tem demonstrado resultados positivos. “A equipe de juízes de Campina, a exemplo da Capital, tem um posicionamento de vanguarda, em relação a determinados tipos de crime”.

Na análise de cada processo do mutirão, os magistrados observaram a possibilidade de concessão de 22 tipos de benefícios. Entre os principais estão a extinção da pena (com soltura e sem), livramento condicional, regime aberto, regime semiaberto, trabalho externo, indulto, regressão de regime, visita periódica ao lar e transferência de unidade. Após analisar todos os processos da VEP de João Pessoa, as equipes passam a trabalhar nas varas criminais da Capital, onde serão analisados os processos de réus presos. Na Vara da Infância e Juventude foram revistas as ações que envolvem internação de adolescente.

Iniciada no dia 6 de julho, a força-tarefa de João Pessoa tem a participação de 14 juízes, 13 servidores e equipes de promotores e defensores públicos. O mutirão é coordenado pelo juiz Douglas de Melo Martins, representante do CNJ, e pelo desembargador Abraham Lincoln da Cunha Ramos, corregedor-geral da Justiça da Paraíba.

Em Campina Grande – A força-tarefa concentra-se, agora, na VEP de Campina Grande, onde há 3.110 processos para serem revisados. Instalados no quarto andar do Fórum “Afonso Campos”, os juízes terão até o dia 26 deste mês para executar o mutirão.

Depois de Campina Grande, o mutirão carcerário percorrerá as comarcas de Patos, Sousa, Guarabira e Cajazeiras. A Paraíba possui uma população penitenciária formada por aproximadamente nove mil detentos. O objetivo do mutirão é verificar a situação de cada preso detento e fazer uma reavaliação dos processos criminais referentes a estes apenados e, também, analisar a situação dos menores em conflito com a lei, que cumprem penas restritivas de liberdade. A previsão é de que todos os casos sejam revistos até o dia 8 de setembro.

A força-tarefa tem apoio do Governo do Estado, por meio das Secretarias de Cidadania e Administração Penitenciária (SECAP) e da Segurança Pública e da Defesa Social (SESP); além do Ministério Público; Defensoria Pública e seccional da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB).

TJPB

Últimas notícias

Em JP, vereador do PP reforça apoio a Lucas Ribeiro, mas não garante apoio a João no Senado

O vereador de João Pessoa, Tarcísio Jardim (PP), reforçou nesta sexta-feira (20) seu apoio à…

20 de fevereiro de 2026

Lucas Ribeiro classifica transição como “tranquila” e prevê mais de dez mudanças na gestão da Paraíba até abril

O vice-governador da Paraíba, Lucas Ribeiro (PP), avaliou como “tranquilo” o encontro realizado ontem, quinta-feira…

20 de fevereiro de 2026

João Azevêdo desconversa sobre Jhonny Bezerra e nega mágoas: “Não conversei com ele depois que ele deixou o governo”

O governador da Paraíba, João Azevêdo (PSB), evitou comentar possíveis articulações envolvendo o ex-superintendente da…

20 de fevereiro de 2026

UEPB alerta para golpes: falso advogado se passa por procurador da universidade

A Universidade Estadual da Paraíba (UEPB) emitiu uma nota oficial nesta sexta-feira (20) alertando servidores…

20 de fevereiro de 2026

Vetado por Cícero, projeto exigia atestado médico para corridas de rua em João Pessoa

Foi vetado pelo prefeito de João Pessoa, Cícero Lucena, o projeto de lei de autoria…

20 de fevereiro de 2026

Confira calendário de pagamentos do Pé-de-Meia de 2026

O Governo do Brasil, por meio do Ministério da Educação (MEC), publicou nesta quinta-feira, 19…

20 de fevereiro de 2026