Municípios da PB sofrerão queda de ao menos 9% no FPM e prefeituras podem fechar as portas em 2010
O presidente da União Brasileira de Municípios, Leonardo Santana, disse no ano de 2010 o Fundo de Participação dos Municípios vai cair ao menos 9% ainda no primeiro semestre do ano, por conta da prorrogação da isenção do IPI que é o elemento principal que forma o FPM e que muitas prefeituras podem fechar as portas.
“Estou tentando agendar audiência com o presidente Lula e do Senado, José Sarney, para que haja uma conversa e possamos resolver a questão do pacote federativo” disse Leonardo em entrevista ao PB Agora.
Segundo Leonardo, se o presidente da República, Luís Inácio Lula da Silva, não rever o plano federativo, muitas prefeituras na Paraíba fecharão as portas em 2010.
“Isto fatalmente acontecerá como quase ocorreu em 2009”, afirmou.
“Em dois anos os municípios já perderam mais de 40% do FPM e vai perder mais 9% entre abril, maio e junho”, garantiu.
Leonardo explicou que com as vendas de final de ano aquecidas, “disfarçando” o problema, o reflexo só se dará no segundo trimestre do primeiro semestre.
“Em 2010, antes da Marcha de Prefeitos, devemos fazer um movimento até Brasília, para que encontremos uma forma de resolver o problema dos municípios definitivamente e não coisas paliativas, como é o socorro que o Governo Federal mandou e que não deu para cobrir nem 20% do que os municípios perderam”, concluiu o presidente da Ubam.
Thiago Moraes







