Três municípios paraibanos receberam nesta quinta-feira (16 de julho), durante a XII Marcha a Brasília em Defesa dos Municípios, o segundo prêmio
do Índice de Responsabilidade Fiscal, Social e de Gestão (IRFS). O prêmio é um reconhecimento da Confederação Nacional de Municípios (CNM) aos 150 municípios que se destacaram no ranking nacional do IRFS, e aos três primeiros colocados no ranking de cada estado.
Este ano, somente um município da Paraíba conseguiu figurar no ranking nacional: Várzea, município localizado na microrregião do Seridó, que alcançou um índice de 0,590 e ficou na nonagésima (90ª) posição. Os outros dois municípios premiados, Dona Inês (IRFS de 0,577), e Capim (IRFS de 0,564), apesar de não terem conseguido índices suficientes para colocá-los na lista dos 150 melhores, ficaram acima da média nacional, que é de 0,5, e conquistaram a segunda e terceira colocações no ranking estadual.
O II Prêmio IRFS CNM foi entregue das mãos do presidente da CNM Paulo Ziulkoski aos prefeitos de Dona Inês, Antônio Justino Neto (PSB), e de Capim, Euclides Sérgio (PSDB). O prefeito de Várzea, José Ivaldo de Morais (DEM) não pode comparecer ao evento e foi representado pelo presidente da Federação das Associações de Municípios da Paraíba (Famup), Buba Germano.
Na ocasião, Ziulkoski congratulou os municípios premiados: “Esperamos que os primeiros colocados continuem no topo e que o prêmio continue incentivando os gestores a realizar uma boa administração”. O presidente da CNM lembrou ainda o objetivo do prêmio, que foi desenvolvido com intuito de incentivar a boa gestão por meio do controle financeiro, das aplicações e da prestação de contas: “Queremos ressaltar o trabalho do gestor municipal e parabenizá-lo por vencer as dificuldades comuns da administração. Desenvolver uma gestão eficiente é a função do prêmio”, afirmou Ziulkoski.
A entrega do II Prêmio IRFS CNM foi seguida pela leitura da carta da XII Marcha, atividade que encerrou a programação do encontro. Para Buba Germano, presidente da Famup, a Marcha dos Prefeitos deste ano foi bastante positiva no sentido de fortalecer as relações entre o movimento municipalista e federativo. Buba destacou, como conquista junto ao Governo Federal, a liberação de R$ 1 bilhão para os municípios de até 50 mil habitantes dentro do Programa Minha Casa Minha Vida.
O presidente da Famup frisou também a importância das reuniões de bancada no Congresso Nacional, que resultou no compromisso por parte dos deputados da votação da Emenda Constitucional 29 e da aprovação da PEC dos Precatórios. No âmbito estadual, Buba considerou a coordenação da bancada paraibana, feita por ele e pelo prefeito de Caiçara, Hugo Alves (PMDB), “uma demonstração de amadurecimento político e união em prol do municipalismo”.
A XII Marcha a Brasília em Defesa dos Municípios reuniu na Capital Federal mais de 4.000 autoridades, entre prefeitos, vereadores e secretários municipais, entre os dias 14 e 16 de julho. A Paraíba inscreveu uma comissão de 120 participantes.
Ascom








