Por pbagora.com.br

Centenas de mulheres do movimento dos trabalhadores rurais Via Campesina invadiram nesta manhã (9) o prédio da ASPLAN (Associação de Plantadores de Cana da Paraíba). O movimento é uma jornada de luta em que as mulheres se mobilizam no sentido de resgatar a luta, força, e resistência contra todas as formas de opressão.

 

Durante a invasão as manifestantes destruíram os jardins e simbolicamente em protesto, plantaram sementes de milho no prédio da ASPLAN.

As mulheres da Via Campesina e Assembléia Popular estão em luta, na defesa da soberania alimentar, energética e contra o agronegócio. O objetivo é alertar a destruição do planeta Terra pelo capitalismo, responsável pelo aquecimento global.

A Via Campesina é um movimento internacional que coordena organizações camponesas de pequenos e médios agricultores, trabalhadores agrícolas, mulheres rurais e comunidades indígenas e negras da Ásia, África, América e Europa.


Uma das principais políticas da Via Campesina é a defesa da soberania alimentar que consiste no direito dos povos de decidir sobre sua própria política agrícola e alimentar. 

O movimento culminou também na invasão do Ministério da Agricultura em Brasília. Cerca de 300 mulheres invadiram o saguão e quebraram a porta de vidro do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento na manhã desta segunda-feira (9).

As manifestantes estão dentro do prédio e, segundo a assessoria do movimento, protestam contra modelo de desenvolvimento adotado pelo governo brasileiro para o agronegócio e contra empresas que demitem e não geram riquezas para o Brasil. Além disso, reivindicam a reforma agrária.

PB Agora

Deixe seu Comentário
Notícias relacionadas

Mega-Sena: ninguém acerta e prêmio acumula para R$ 43 milhões

O sorteio do concurso 2.301 da Mega-Sena foi realizado na noite deste sábado (19) no Espaço Loterias Caixa, no terminal Rodoviário Tietê, na cidade de São Paulo. O prêmio seria de R$ 36.675.402,77…

Sogro tenta defender filha e golpeia genro com foice na cabeça, em Rio Tinto

Uma discussão familiar na cidade de Rio Tinto, litoral Norte da Paraíba, terminou com um homem ferido com um golpe de foice na cabeça. O caso foi registrado na noite…