Foto: Divulgação/MPT
O Ministério Público do Trabalho na Paraíba (MPT-PB) registra, em média, duas denúncias de assédio no trabalho por dia. Foram 233 denúncias somente nos primeiros seis meses deste ano, das quais 216 de assédio moral e 17 de assédio sexual. Para discutir o assédio que leva ao adoecimento e como proceder, o MPT realizou um evento que encerra as atividades da campanha “Setembro Amarelo”, voltada à Saúde Mental no Trabalho. ‘No Acolhimento do Samba’ aconteceu nesta terça-feira (30), às 9h, no auditório da Federação das Indústrias do Estado da Paraíba (FIEPB), em Campina Grande.
O evento é em parceria com a Gerência de Serviços Especializados em Saúde do Trabalhador (GSE) do município de Campina Grande. A proposta é utilizar a cultura para abordar temas e situações que levam ao adoecimento mental no ambiente de trabalho e chamar a atenção da sociedade para a necessidade de prevenção e de tratamento de trabalhadores e trabalhadoras. A programação contou com uma palestra da psicóloga Josiplessis Marques, com uma roda de samba com a cantora Savanna Aires e um ‘momento terapêutico do riso’ com o humorista ‘Zé Lezin’.
“No primeiro semestre de 2025, o Ministério Público do Trabalho recebeu 216 denúncias de assédio moral na Paraíba. Em todo o ano de 2024, foram 420 denúncias. O combate ao assédio no trabalho é um tema muito caro para o MPT, pois leva ao adoecimento mental. É importante denunciar para que possamos atuar”, informou a procuradora do Trabalho Andressa Ribeiro Coutinho, coordenadora Regional da Coordigualdade/MPT (Coordenadoria de Promoção de Igualdade de Oportunidades e Eliminação da Discriminação no Trabalho).
Além da procuradora do Trabalho Andressa Ribeiro Coutinho, o evento contou com a presença do procurador-chefe do MPT-PB, Rogério Sitônio Wanderley e com o procurador do Trabalho Marcos Antonio Ferreira Almeida, coordenador Regional de Defesa do Meio Ambiente do Trabalho.
DENUNCIE!
Denúncias de assédio no trabalho podem ser feitas no site do MPT na Paraíba, no link www.prt13.mpt.mp.br/servicos/denuncias ou no portal nacional do MPT (www.mpt.mp.br). Na Paraíba, o MPT também recebe denúncias pelo WhatsApp (83- 3612-3128). A denúncia pode ser anônima ou sigilosa.
DADOS – DENÚNCIAS – MPT NA PARAÍBA
ANO DE 2024 (janeiro a dezembro)
– Assédio moral: 420 denúncias
– Assédio sexual: 38 denúncias
ANO DE 2025 (janeiro a junho)
– Assédio moral: 216
– Assédio sexual: 17
PB Agora com informações do MPT Digital
Acompanhe o PB Agora nas redes:
O deputado federal Wellington Roberto (PL) respondeu, nesta sexta-feira (12), às declarações feitas pelo comunicador…
O deputado federal Wilson Santiago (Republicanos) confirmou, nesta sexta-feira (12), que já existe um entendimento…
Na próxima segunda-feira (15), o ministro da Educação, Camilo Santana desembarca no Agreste paraibano, na…
A Prefeitura de Campina Grande, por meio da Secretaria de Cultura, realiza neste sábado, 13,…
O projeto Orla Sul, de duplicação de vias e urbanização em toda extensão do acesso…
Mais de R$ 73,56 milhões já foram devolvidos pelo Governo do Brasil a aposentados e…