Categorias: Paraíba

MPT registra duas denúncias de assédio por dia na Paraíba

PUBLICIDADE

O Ministério Público do Trabalho na Paraíba (MPT-PB) registra, em média, duas denúncias de assédio no trabalho por dia. Foram 233 denúncias somente nos primeiros seis meses deste ano, das quais 216 de assédio moral e 17 de assédio sexual. Para discutir o assédio que leva ao adoecimento e como proceder, o MPT realizou um evento que encerra as atividades da campanha “Setembro Amarelo”, voltada à Saúde Mental no Trabalho. ‘No Acolhimento do Samba’ aconteceu nesta terça-feira (30), às 9h, no auditório da Federação das Indústrias do Estado da Paraíba (FIEPB), em Campina Grande.

O evento é em parceria com a Gerência de Serviços Especializados em Saúde do Trabalhador (GSE) do município de Campina Grande. A proposta é utilizar a cultura para abordar temas e situações que levam ao adoecimento mental no ambiente de trabalho e chamar a atenção da sociedade para a necessidade de prevenção e de tratamento de trabalhadores e trabalhadoras. A programação contou com uma palestra da psicóloga Josiplessis Marques, com uma roda de samba com a cantora Savanna Aires e um ‘momento terapêutico do riso’ com o humorista ‘Zé Lezin’.

“No primeiro semestre de 2025, o Ministério Público do Trabalho recebeu 216 denúncias de assédio moral na Paraíba. Em todo o ano de 2024, foram 420 denúncias. O combate ao assédio no trabalho é um tema muito caro para o MPT, pois leva ao adoecimento mental. É importante denunciar para que possamos atuar”, informou a procuradora do Trabalho Andressa Ribeiro Coutinho, coordenadora Regional da Coordigualdade/MPT (Coordenadoria de Promoção de Igualdade de Oportunidades e Eliminação da Discriminação no Trabalho).

Além da procuradora do Trabalho Andressa Ribeiro Coutinho, o evento contou com a presença do procurador-chefe do MPT-PB, Rogério Sitônio Wanderley e com o procurador do Trabalho Marcos Antonio Ferreira Almeida, coordenador Regional de Defesa do Meio Ambiente do Trabalho.

DENUNCIE!

Denúncias de assédio no trabalho podem ser feitas no site do MPT na Paraíba, no link www.prt13.mpt.mp.br/servicos/denuncias ou no portal nacional do MPT (www.mpt.mp.br). Na Paraíba, o MPT também recebe denúncias pelo WhatsApp (83- 3612-3128). A denúncia pode ser anônima ou sigilosa.

DADOS – DENÚNCIAS – MPT NA PARAÍBA

ANO DE 2024 (janeiro a dezembro)

– Assédio moral: 420 denúncias

– Assédio sexual: 38 denúncias

ANO DE 2025 (janeiro a junho)

– Assédio moral: 216

– Assédio sexual: 17

PB Agora com informações do MPT Digital

PUBLICIDADE

Últimas notícias

Inmet emite alerta de baixa umidade para mais de 100 municípios paraibanos

Mais de 100 municípios paraibanos estão sob alerta de baixa umidade do ar entre sábado…

27 de dezembro de 2025

Polícia Federal prende Filipe Martins, mais um dos condenados pela trama golpista

A Polícia Federal informou neste sábado (27) que cumpre dez mandados de prisão domiciliar, com…

27 de dezembro de 2025

Queiroga e Efraim confirmam nome de Walber Virgolino para disputar Prefeitura de Cabedelo

O presidente do PL na Paraíba e pré-candidato ao Senado, Marcelo Queiroga, confirmou, na noite…

27 de dezembro de 2025

Bolsonaro volta a centro cirúrgico para tratamento de soluços, diz Michelle

A ex-primeira-dama Michelle Bolsonaro postou neste sábado (27) que o ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) voltou…

27 de dezembro de 2025

Campinense anuncia contratação do zagueiro Matheus Camargo para temporada 2026

A diretoria do Campinense Clube oficializa neste sábado (27), a contratação do zagueiro Matheus Camargo,…

27 de dezembro de 2025

Governo Federal libera saque-aniversário do FGTS a partir desta segunda

A Caixa Econômica Federal inicia na próxima segunda-feira (29), o pagamento dos valores do FGTS que estavam bloqueados para…

27 de dezembro de 2025