Categorias: Paraíba

MPT e PMCG vão combater exploração sexual infantil no São João de Campina

O procurador-chefe adjunto da Procuradoria Regional do Trabalho na Paraíba, Eduardo Varandas Araruna, se reuniu esta semana com o prefeito de Campina Grande, Veneziano Vital do Rêgo, para renovar a parceria na campanha contra a exploração sexual infantil durante os festejos juninos. A prefeitura vai exibir vídeos e afixar cartazes em diversos pontos do “Maior São João do Mundo”, alertando sobre a prática criminosa e informando os números para denúncia.

No ano passado, Eduardo Varandas e o procurador do Trabalho Carlos Eduardo de Azevedo Lima, da PTM de Campina Grande, haviam firmado parceria com a prefeitura para divulgar a campanha de combate à exploração sexual infantil, realizada de forma pioneira pelo MPT na Paraíba.

O prefeito Veneziano Vital do Rêgo reiterou o apoio e, devido a ótima repercussão alcançada no ano passado, sugeriu que a campanha no município continue mesmo após o período junino. Serão disponibilizados para a prefeitura três vídeos elaborados pelo MPT, que serão exibidos em telões, além de cartazes a serem afixados nas barracas do Parque do Povo e em outros pontos estratégicos.

O procurador do Trabalho esclareceu que as ações realizadas pelo MPT visam criar um movimento de contra-cultura na sociedade, mudando, assim, a postura diante de crimes sexuais praticados contra crianças e adolescentes.

Este ano, o MPT também solicitou à prefeitura o custeio de painéis para serem fixados no aeroporto da cidade, uma vez que o São João de Campina Grande atrai muitos turistas, inclusive de outros países. Além disso, também sugeriu uma grande audiência pública, a ser realizada pelo procurador do Trabalho da PTM de Campina Grande, com todos os órgãos envolvidos no combate à exploração sexual infantil, para definir ações e estratégias de fiscalização.

Além do prefeito, também participaram da reunião a secretária municipal de Assistência Social e coordenadora da rede local de atendimento a crianças e adolescentes, Maria Auxiliadora, e o secretário de Desenvolvimento Econômico, Gilson Lira, dentre outros representantes.

Ao fim da audiência, a prefeitura se comprometeu a custear os painéis que serão afixados no aeroporto de Campina Grande, alertando sobre a prática ilegal de turismo sexual infantil.

 

Redação com assessoria

Últimas notícias

Segurança da informação: SECDAY promove curso intensivo sobre segurança da informação para profissionais de TI; saiba mais

O SECDAY é um Bootcamp intensivo de cibersegurança, o SECDAY foi criado para quem deseja saber mais…

16 de fevereiro de 2026

VÍDEO: cantora paraibana Roberta Miranda compra pipocas de ambulante e distribui no centro do Recife

A cantora paraibana Roberta Miranda tornou muito mais alegre o carnaval de uma jovem ambulante…

16 de fevereiro de 2026

Criança de cinco anos morre após se afogar em piscina, em João Pessoa

Uma tragédia abalou o carnaval de uma família no bairro do Valentina, na Zona Sul…

16 de fevereiro de 2026

Pão e circo lulopetista e ódio aos evangélicos

O desfile da Acadêmicos de Niterói foi uma clara propaganda política com dinheiro público em…

16 de fevereiro de 2026

Polícia encontra corpo de homem às margens do Rio Sanhauá, em Bayeux

No final da manhã desta segunda-feira (16), a polícia foi acionada após pescadores encontrarem o…

16 de fevereiro de 2026

Jovem é assassinado a tiros após ser atacado por dupla em motocicleta na madrugada desta segunda-feira em JP

Na madrugada desta segunda-feira (16), um jovem de 27 anos foi morto com vários disparos…

16 de fevereiro de 2026