MPPB recomenda proibição de fogueiras em Campina Grande

PUBLICIDADE

Promotor de Justiça explica que revogação da Lei 11.711/20 não afetará vedação porque o município possui lei própria e há decisão judicial sobre a matéria.

O Ministério Público da Paraíba (MPPB) recomendou à Prefeitura Municipal de Campina Grande a adoção das providências necessárias para proibir, em todo o território municipal, as fogueiras e fogos de artifício, removendo todo material eventualmente encontrado nos passeios públicos, dando-lhe destinação específica.

A medida está amparada em legislação municipal e em decisão judicial e visa coibir a poluição atmosférica e ambiental, que leva, inclusive, ao agravamento dos quadros respiratórios de pessoas com problemas de saúde. Nesta sexta-feira, será realizada audiência para deliberar sobre a ‘Operação Fogueiras’, realizada há 20 anos na cidade, em razão dos festejos juninos.

A recomendação foi expedida pelo 19º promotor de Justiça de Campina Grande, Hamilton de Souza Neves Filho, à Procuradoria-Geral do Município, à Secretaria de Serviços Urbanos e Meio Ambiente (Sesuma) e à Coordenadoria do Meio Ambiente (Comea). “Há 20 anos, o MPPB vem realizando esse trabalho de combate às fogueiras no município para preservar e proteger o meio ambiente.

A revogação da Lei Estadual 11.711/2020 (que proibia fogueiras em espaços urbanos durante a festa de São João na Paraíba) não afetará em nada esse trabalho porque Campina Grande já possui lei municipal e uma decisão judicial transitada em julgado (quando foram esgotados os recursos) que proíbe as fogueiras na zona urbana”, explicou.

Segundo Hamilton Neves, a recomendação também se estende aos municípios da área de atuação da Promotoria de Justiça de Campina Grande, o que inclui Boa Vista, Massaranduba e Lagoa Seca, uma vez que a sentença judicial estabelece a proibição. Com a medida o MPPB pretende garantir o cumprimento do artigo 225 da Constituição Federal (que diz que todos têm direito ao meio ambiente ecologicamente equilibrado e ser dever do poder público e da coletividade defendê-lo e preservá-lo para as gerações futuras); do artigo 3º, inciso III, alíneas a, d e, da Política Nacional do Meio Ambiente (que versam sobre poluição); da Lei 9.605/98 (Lei de Crimes Ambientais, que em seu artigo 54, estabelece ser crime causar poluição de qualquer natureza em níveis tais que resultem ou possam resultar em danos à saúde humana, ou que provoquem a mortandade de animais ou a destruição significativa da flora) e a Resolução 491/2018 do Conselho Nacional do Meio Ambiente (Conama).

 

Ascom / MPPB

PUBLICIDADE

Últimas notícias

Toffoli autoriza diligências da PF em investigação sobre Banco Master

O ministro Dias Toffoli, do Supremo Tribunal Federal (STF), decidiu nesta segunda-feira (15) determinar novas…

16 de dezembro de 2025

Duas mulheres são presas em operação contra tráfico no interior da PB

Nessa segunda-feira (15), duas mulheres foram presas em flagrante no bairro Chagas Soares, em Itaporanga,…

16 de dezembro de 2025

João Azevêdo articula com Ministério dos Transportes andamento das obras de triplicação da BR-230

O governador da Paraíba, João Azevêdo (PSB), revelou nesta segunda-feira (15), durante o programa Conversa…

16 de dezembro de 2025

Bairro de Manaíra fica sem água nesta 3ª por conta de manutenção da Cagepa

O bairro de Manaíra, em João Pessoa, ficará sem abastecimento de água nesta terça-feira (16)…

16 de dezembro de 2025

Procon-JP alerta pais e responsáveis para itens considerados irregulares na lista de material escolar

Os pais ou responsáveis por estudantes que frequentam escolas da rede particular devem ficar atentos…

16 de dezembro de 2025

Construção de bancada sólida no Senado passa por João e Veneziano, afirma ministro Camilo em encontro do PT em JP

Na noite dessa segunda-feira (15), a presidente do Partido dos Trabalhadores da Paraíba, deputada estadual…

16 de dezembro de 2025