MPPB e PMJP renovam cooperação para mediação fiscal com objetivo de coibir sonegação fiscal

PUBLICIDADE

O Ministério Público da Paraíba (MPPB) e a Prefeitura de João Pessoa (PMJP) renovaram, na tarde desta segunda-feira (30/10), o termo de cooperação que prevê a resolução de conflitos entre a administração municipal e os contribuintes com dívidas perante o Município. O acordo, na medida em que previne e combate ilícitos tributários, possibilita a efetivação da justiça fiscal, permitindo ao poder público dispor dos recursos arrecadados para investir na prestação dos serviços de atendimento às necessidades coletivas. Desde o início da parceria, já foram recuperados mais de R$ 20 milhões. O novo convênio terá duração de 60 meses.

O termo é assinado pelo procurador-geral de Justiça, Antônio Hortêncio Rocha Neto; pelo prefeito Cícero Lucena Filho e pelo secretário executivo da Receita do Município, Adenilson de Oliveira Ferreira. O ato de assinatura do termo de cooperação aconteceu na sede da Procuradoria-Geral de Justiça e contou com a presença da promotora de Justiça com atribuições na área tributária, Renata Carvalho Luz; do procurador-geral adjunto do Município de João Pessoa, Danilo de Sousa Mota, e do auditor fiscal do Município, José Alexandre Costa Neto, que atua com o Ministério Público no trabalho de mediação fiscal.

Recuperação de ISS

De acordo com Antônio Hortêncio, a cooperação institucional entre o MPPB e o Município existe desde 2018. “A Lei Complementar Municipal 119/2018 autorizou a celebração de convênio entre as duas instituições com o objetivo de operacionalizar a mediação fiscal entre o Município e o contribuinte, oferecendo-lhe a oportunidade de parcelar o seu débito. Desde 2019, foram recuperados mais de R$ 20 milhões aos cofres públicos por meio do combate à sonegação do ISS”, destacou o PGJ.

A mediação fiscal é executada por meio do Núcleo de Atuação e Mediação em Ilícitos Tributários (Namit). A promotora de Justiça, Renata Carvalho Luz, que tem atribuição no combate aos crimes de ordem tributária, destacou o papel das duas instituições: “O Namit, órgão auxiliar do MPPB com atuação em todo o Estado, viabiliza as audiências de mediação e o Município ajuda no custeio das atividades executadas”, disse.

O secretário executivo da Receita do Município, Adenilson Ferreira, destacou o efeito pedagógico do trabalho de combate aos crimes tributários, viabilizado com a cooperação. “Temos um convênio com o Ministério Público desde 2018 e os resultados têm sido muito bons, nesses cinco anos. Basta dizer que o índice de recuperação das demandas que enviamos chega em torno de 20%, quando normalmente é de 5%. Isso tem uma importância educativa, ao passar a percepção de risco que se tem ao cometer um ilícito tributário”, explicou.

PUBLICIDADE

Últimas notícias

Damião Feliciano confirma permanência no União Brasil, mas declara voto em chapa liderada por Lucas Ribeiro

O deputado federal Damião Feliciano anunciou, nesta sexta-feira (19), que permanecerá filiado ao União Brasil,…

19 de dezembro de 2025

MPPB determina religamento imediato de energia em hospital de Campina Grande

O Ministério Público da Paraíba (MPPB), por meio da Promotoria de Defesa dos Direitos do…

19 de dezembro de 2025

Caso Peron: Justiça aceita denúncia do MP contra ex-secretário de Jacaraú por assassinato de vereador

A Justiça da Paraíba recebeu a denúncia apresentada pelo Ministério Público da Paraíba (MPPB) contra…

19 de dezembro de 2025

De olho nas eleições suplementares em Cabedelo, Barbosa quer oficializar candidatura antes do Natal

O presidente da Companhia Docas da Paraíba, Ricardo Barbosa, confirmou nessa sexta-feira (19) que é…

19 de dezembro de 2025

Após prefeito revogar artigo, Procuradoria de JP pede que o TJPB suspenda inconstitucionalidade da Lei do Gabarito

Após o prefeito Cícero Lucena editar Medida Provisória, nessa quinta-feira (18), revogando o artigo 62,…

19 de dezembro de 2025

Homem é esfaqueado após presenciar discussão de casal em JP

Um homem foi esfaqueado na noite dessa quinta-feira (18) enquanto voltava do trabalho para casa,…

19 de dezembro de 2025