Categorias: Paraíba

MPPB e Exército: juntos na fiscalização de comércio de explosivos

O Ministério Público da Paraíba (MPPB) e o Exército vão trabalhar em conjunto nas operações e ações que envolvam fiscalização e controle do comércio de explosivos no estado da Paraíba. Uma primeira reunião foi realizada no final da manhã desta quarta-feira (6) entre o procurador-geral de Justiça do MPPB, Oswaldo Trigueiro do Valle Filho, e o coronel Valmar da Silva Severiano, chefe da Seção de Fiscalização de Produtos Controlados, do Exército, em Pernambuco, que atua nos estados do Rio Grande do Norte, Paraíba, Alagoas e no próprio estado pernambucano.
 
 

A reunião aconteceu no gabinete do procurador-geral de Justiça em João Pessoa, com a participação do promotor de Justiça Octávio Paulo Neto, coordenador do Grupo de Atuação Especial Contra o Crime Organizado na Paraíba (Gaeco); do promotor de Justiça Herbert Vitório Carvalho, também integrante do Gaeco do MPPB; e do assessor militar da Procuradoria Geral de Justiça, major-PM Werton.
 

 

“A comercialização de fogos na Paraíba, por exemplo, anda desregrada. Haveriam empresas irregulares e não existe nenhum tipo de regramento. Isso é preocupante”, ressaltou o promotor Octávio Paulo Neto, acrescentando que existem obras do Programa de Aceleração do Crescimento (PAC) do governo federal no estado que têm utilizado explosivos, além de regiões onde se concentram a comercialização de explosivos por conta de exploração de minas. “A situação está preocupante”.

Para o promotor, é necessário um controle maior na comercialização desses explosivos. “Por isso que nós queremos nos aproximar às ações do Exército, para termos uma interlocução maior e também para atuarmos juntos”, explanou Octávio Paulo Neto. “Temos que ter um mapeamento do fluxo de explosivos por região”, completou, exemplificando o caso da área de Campina Grande, onde seria uma das regiões do estado onde tem se concentrado o comércio de explosivos.
 

“Na esfera administrativa estamos à disposição do Ministério Público para fazermos uma integração nas alções”, anunciou o coronel Valmar, que acrescentou: “É um trabalho de desburocratizar as ações que trabalhamos em comum. Da mesma forma que já temos conversado com a Polícia Rodoviária Federal e com a Polícia Federal, por exemplo.

Na última segunda-feira (4), inclusive, a Corregedoria Geral de Justiça da Paraíba e o Exército firmaram uma parceria para combater crimes com explosivos, iniciando uma discussão sobre o tratamento que deverá ser dado a explosivos e acessórios apreendidos pela Justiça. E numa reportagem especial televisiva, veiculada n mês passado, mostrou como quadrilhas atuam na Paraíba usando explosivos para destruir agências bancárias.
 

MPPB

Últimas notícias

Erro de identificação: paraibano é preso por causa de homônimo acusado de assaltos em Natal

Um homem morador do município de Itabaiana, no Agreste paraibano, foi preso por engano na…

10 de fevereiro de 2026

Chica Mota minimiza vaia a Hugo Motta e atribui episódio à polarização política

A deputada estadual Chica Mota (Republicanos) minimizou, durante entrevista nesta terça-feira (10), a vaia direcionada…

10 de fevereiro de 2026

TJPB: relator vota por substituir prisão de Hytalo Santos e Euro por medidas cautelares

O casal de influenciadores digitais Hytalo Santos e Israel Vicente, conhecido como Euro, poderá ser…

10 de fevereiro de 2026

Na PB, ministro defende União Brasil com Lula em 2026 e articulação com palanques de Cícero e Lucas

Indicado pelo Centrão e ligado politicamente ao senador Davi Alcolumbre, o ministro das Comunicações, Frederico…

10 de fevereiro de 2026

STJ afasta ministro Marco Buzzi, acusado de assédio sexual

O pleno do Superior Tribunal de Justiça (STJ) afastou o ministro Marco Buzzi de suas atribuições…

10 de fevereiro de 2026

“Adriano é um nome que acrescentaria muito à chapa”, destaca Nabor Wanderley ao também defender Galdino como vice em 2026

O prefeito de Patos e pré-candidato ao Senado Federal em 2026, Nabor Wanderley, negou nesta…

10 de fevereiro de 2026