Foto: Comunicação/MPF
Após um deslizamento de terra causado por fortes chuvas em 15 de agosto, o Ministério Público Federal (MPF) acompanha as ações de contenção na barreira próxima à Igreja de Nossa Senhora da Guia, em Lucena, litoral norte da Paraíba. A igreja fica no topo de um platô e o deslizamento ocorreu bem próximo à lateral da construção, erguida entre os séculos XVI e XVII. O santuário, que é patrimônio histórico tombado pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico do Estado da Paraíba (Iphaep), foi interditado.
Logo após o incidente, o MPF acionou a Secretaria de Estado do Meio Ambiente (Semas), que enviou equipes para o local. Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan), Defesa Civil e Iphaep também foram mobilizados e realizaram as primeiras medidas emergenciais para evitar o agravamento da situação. No dia 18 de agosto, o Corpo de Bombeiros instalou lonas de contenção na área, como solução paliativa.
O MPF segue em contato com os órgãos públicos responsáveis, que agora trabalham na elaboração de um plano definitivo de intervenção. O objetivo é assegurar a integridade e a preservação da estrutura histórica da Igreja da Guia.
Ascom MPF
Acompanhe o PB Agora nas redes:
A Primeira Turma do Supremo Tribunal Federal (STF) dará início, na próxima terça-feira (9), ao…
A 24ª Parada da Diversidade da Paraíba e de João Pessoa acontece neste sábado (6),…
Dois caminhões carregados com combustível adulterado foram apreendidos em João Pessoa nesta sexta-feira (5), durante…
Em visita à Paraíba nesta sexta-feira (5), o ministro da Justiça e da Segurança Pública,…
A Polícia Militar prendeu, na madrugada desta sexta-feira (5), um homem que seria integrante de…
O governador da Paraíba, João Azevêdo, sancionou nesta sexta-feira (05) uma alteração na Lei Estadual…