Categorias: Paraíba

MP quer saber quais os padrões técnicos adotados para segurança do zoológico de João Pessoa

PUBLICIDADE

O Ministério Público da Paraíba (MPPB) abriu uma investigação para acompanhar as medidas adotadas pela Prefeitura de João Pessoa após a morte de Gerson de Melo Machado, de 19 anos, que entrou em um recinto de uma leoa no Parque Arruda Câmara, a Bica, e foi morto pelo animal.

A Notícia de Fato foi assinada pelo promotor do meio ambiente, Edmilson de Campos Leite Filho.

De acordo com o MP, a prefeitura de João Pessoa, por meio da Secretaria Municipal de Meio Ambiente (Semam-JP), foi requisitada para informar em um prazo de 15 dias medidas que estão sendo adotadas após a morte no zoológico.

Também foi oficiado para prestar informações ao órgão o próprio Parque Arruda Câmara, ao qual o MP pede que esclareça as providências que estão sendo adotadas, inclusive no que se refere ao estado de saúde da própria leoa.

Um dos pontos solicitados para que seja esclarecido pelo parque é como acontece e quais os padrões técnicos adotados para segurança aplicados ao recinto e ao manejo de fauna silvestre em cativeiro.

O MP quer saber também se foram realizados exames médicos no animal, antes e depois da morte do jovem. Foi solicitado o anexo de eventuais relatórios médicos que corroborem esse acompanhamento.

A Polícia Civil informou que também conduz uma investigação, no entanto esse inquérito ainda não foi remetido para uma delegacia, ou delegado específico, mas deve ficar entre a Delegacia de Crimes contra a Pessoa (DCCPES) ou a delegacia distrital mais próxima do ocorrido.

O ataque ocorreu durante o horário de funcionamento do parque e foi registrado por visitantes que estavam no local. Segundo a prefeitura de João Pessoa, o homem escalou uma parede de mais de 6 metros, passou por grades de proteção e usou uma árvore como apoio para acessar o recinto do animal.

Leona, leoa que matou um homem após ele invadir o recinto dela no Parque Arruda Câmara, conhecido como Bica, em João Pessoa, no domingo (30), nasceu no próprio zoológico, há 19 anos, e não vai ser sacrificada. Segundo a direção da Bica, Leona está recebendo cuidados pela equipe técnica pois passou por um nível elevado de estresse.

Redação

PUBLICIDADE

Últimas notícias

Após reunião com executiva nacional, Cartaxo diz que PT vê palanque duplo para Lula na PB, mas só decide sobre aliança em fevereiro

O deputado estadual Luciano Cartaxo esteve reunido, nesta quinta-feira (4), com a diretoria nacional do…

4 de dezembro de 2025

“Não vou falar sobre discussão do animal humano”, diz Cícero sobre troca de acusações entre vereador e secretário

O prefeito de João Pessoa, Cícero Lucena (MDB), evitou entrar na troca de acusações envolvendo…

4 de dezembro de 2025

Guga Pet detalha visita de comissão à Bica e indaga direção do parque por falta de respostas: ‘Perguntas não respondidas’

O embate entre o vereador e ex-secretário de Cuidado e Proteção Animal de João Pessoa,…

4 de dezembro de 2025

Clima esquenta na CMJP e parlamentares sobem o tom em novos ataques contra Lula e Bolsonaro: “Síndico da Papuda”

A sessão desta quinta-feira (4), na Câmara Municipal de João Pessoa, foi marcada por um…

4 de dezembro de 2025

Cícero questiona papel do MPPB sobre Estação Ciência e diz que órgão não tem autoridade sobre uso do local

O prefeito de João Pessoa, Cícero Lucena (MDB), questionou nesta quarta-feira (4), a atuação do…

4 de dezembro de 2025

Prefeitura tem contas reprovadas por descumprimento do gasto mínimo com educação

As contas anuais do município de Riacho dos Cavalos, referentes ao exercício de 2023, foram…

4 de dezembro de 2025