MP-Procon de CG vai realizar força-tarefa para combater cláusulas abusivas em planos de saúde

O Programa de Proteção e Defesa do Consumidor (MP-Procon) de Campina Grande iniciou uma ação preventiva para identificar e combater cláusulas abusivas em contratos de planos de saúde. A medida abrange contratos firmados em 2024 entre consumidores e operadoras ou seguradoras de saúde no município. O objetivo é assegurar o cumprimento do Código de Defesa do Consumidor (CDC) e corrigir possíveis irregularidades.

De acordo com o diretor regional do MP-Procon, promotor de Justiça Osvaldo Lopes Barbosa, há recorrência de cláusulas que desrespeitam os direitos dos consumidores. Entre os exemplos estão a suspensão do atendimento por atraso em uma única parcela, exclusão de cobertura para próteses essenciais, como stents e marcapassos, carência para atendimento em casos de urgência e emergência, limite de prazo para internações, negação de cobertura para doenças infectocontagiosas e exclusão de tratamento domiciliar (home care) essencial.

Operadoras serão notificadas

O MP-Procon notificará 11 empresas de saúde suplementar atuantes em Campina Grande. Elas terão um prazo de 10 dias úteis para entregar os contratos firmados, que serão analisados detalhadamente. A iniciativa busca garantir a relação equilibrada e harmônica entre consumidores e fornecedores, prevista no CDC.

“O controle preventivo será realizado de forma colaborativa, mas, na ausência de consenso, o Ministério Público poderá ajuizar ações civis públicas para anular as cláusulas abusivas, além de aplicar sanções administrativas, conforme previsto em lei”, afirmou o promotor Osvaldo Lopes.

Regras mais rígidas e direitos ampliados

A análise levará em conta a Resolução Normativa nº 585/2023 da Agência Nacional de Saúde Suplementar (ANS), que entrou em vigor em 31 de dezembro de 2024. A norma estabelece critérios mais rigorosos para a exclusão ou substituição de hospitais credenciados e amplia a portabilidade entre operadoras, permitindo que usuários insatisfeitos com mudanças na rede hospitalar migrem sem cumprir prazos de permanência.

“O risco de violação aos princípios da função social do contrato, boa-fé e equilíbrio contratual exige uma análise criteriosa dos contratos de adesão firmados com operadoras e seguradoras de saúde. É nossa missão proteger os consumidores de práticas abusivas”, destacou o promotor.

Cenário de mudanças

O setor de saúde suplementar no Brasil tem passado por constantes transformações, impulsionadas por novas resoluções da ANS, alterações na Lei Federal nº 9.656/1998 e decisões do Supremo Tribunal Federal (STF) e do Superior Tribunal de Justiça (STJ). Esse contexto reforça a importância de ações preventivas como a do MP-Procon, que visa garantir que as mudanças beneficiem os consumidores.

Últimas notícias

Paraibano 2026: Augusto Potiguar marca golaço, e Campinense vence Serra Branca por 1 x 0 no Amigão

O Campinense conquistou uma vitória importante na tarde deste sábado, no Estádio Amigão, em Campina…

15 de fevereiro de 2026

Ao lado de Lula, João Azevêdo prestigia Galo da Madrugada no Recife

O governador da Paraíba, João Azevêdo, marcou presença neste sábado de Carnaval no desfile do…

15 de fevereiro de 2026

Cabo Gilberto sinaliza reeleição, recebe apoio de Bolsonaro ao Senado e é visto por Queiroga como opção de “vice nordestino”

O presidente estadual do PL na Paraíba, Marcelo Queiroga, afirmou que o ex-presidente Jair Bolsonaro…

15 de fevereiro de 2026

Hervázio Bezerra reforça apoio a Cícero, nega conflito com João Azevêdo e deixa claro: “Não tenho nada contra Lucas”

O deputado estadual Hervázio Bezerra (PSB) voltou a movimentar o debate político ao publicar, neste…

15 de fevereiro de 2026

Cantor Ranniery Gomes tenta salvar animal e é resgatado pela Marinha na Praia do Jacaré

O cantor paraibano Ranniery Gomes passou por um susto na tarde desse sábado (14), durante…

15 de fevereiro de 2026

Rodoviária de JP deve receber mais de 40 mil passageiros no Carnaval 2026; CG e Patos estão entre os destinos mais procurados

Com a proximidade do Carnaval 2026, o movimento no Terminal Rodoviário de João Pessoa deve…

15 de fevereiro de 2026