Categorias: Paraíba

MP e MPT fiscalizam escolas publicas e comprovam irregularidades nas contratações em JP

Mais duas escolas da rede pública de ensino de João Pessoa foram fiscalizadas hoje pelo Ministério Público do Trabalho (MPT) e Ministério Público do Estado da Paraíba (MP-PB).

O Procurador do Trabalho Eduardo Varandas Araruna e a promotora da Educação Fabiana Lobo constataram diversas das irregularidades apontadas em relatórios dos Conselhos Tutelares, que denunciavam condições precárias nas unidades de ensino. A fiscalização também contou com a ajuda do Corpo de Bombeiros e da Vigilância Sanitária.

A primeira instituição visitada foi a Escola Estadual de Ensino Fundamental São Rafael, localizada na comunidade São Rafael, no bairro de Castelo Branco. Lá, havia apenas 3 salas de aula para atender mais de 80 alunos.

 A única escola da comunidade não possui laboratório, sala de informática, sala de vídeo, professor de Educação Física, tampouco espaço para as crianças praticarem atividades.

A área externa onde as crianças brincam tem muito barro, vegetação e até uma galeria e um esgoto abertos. Carteiras enferrujadas também estão amontoadas junto ao muro, aguardando que a empresa especializada no tombamento faça o transporte para um depósito do Estado.

O diretor da unidade de ensino, Rui Carlos Martins Dias, disse que não há vice-diretor nem equipe técnica, como orientadores, psicólogos ou assistentes sociais na escola. Além disso, também falta material didático.

Na outra unidade de ensino fiscalizada, a Escola Municipal de Ensino Fundamental Professor Hugo Moura, no Padre Zé, foi encontrada uma estrutura física melhor, embora outras irregularidades também tenham sido confirmadas. No momento da fiscalização, por exemplo, a merenda escolar (sopa) que era oferecida aos alunos acabou, tendo que ser substituída por biscoito e suco.

Suspeita de servidores fantasmas

A situação mais grave apurada pelo procurador Eduardo Varandas diz respeito ao quadro de servidores da Escola Estadual São Rafael. Dos mais de 15 servidores, somente 3 são funcionários efetivos do Estado; o restante é pro tempore, ou seja, contratado sem concurso público. A merendeira Glória de Lourdes confirmou, inclusive, que foi admitida em fevereiro graças a uma indicação.

O procurador Eduardo Varandas afirmou que tal situação é inadmissível, uma vez que “a lei determina que só se deve admitir servidores não concursados em casos de excepcional interesse público, o que não acontece aqui, como pudemos observar”.

A documentação apresentada ao procurador também sugere a existência de 4 servidores fantasmas, cujos contra-cheques são recebidos mensalmente, mas que nunca compareceram à escola. O diretor Rui Carlos apresentou os ofícios do mês de junho, comprovando que devolveu os contra-cheques ao Estado.

Já na Escola Municipal Professor Hugo Moura, no Padre Zé, do total de 90 funcionários, 30 são servidores temporários, o que, de acordo com Varandas, compromete muito a qualidade do ensino.

Segundo o procurador, as suspeitas de impropridade administrativa serão averiguadas e, caso sejam confirmadas, o MPT e o MP-PB vão tomar as medidas cabíveis.

 Ascom do MPT

Últimas notícias

Ricardo Coutinho defende que PT tenha candidatura própria para unir militância, mas reconhece: “Sou minoritário”

Durante entrevista ao Liga 360 Debate, da TV Norte Paraíba, nesta terça-feira (27), o ex-governador…

27 de janeiro de 2026

Chico do Sindicato diz que só permanece no Avante se partido mantiver apoio a Cícero Lucena

O vereador de João Pessoa, Chico do Sindicato, afirmou nesta terça-feira (27), que só permanece…

27 de janeiro de 2026

Saúde de JP convoca mulheres para citológico e exames de rotina

A Secretaria Municipal de Saúde (SMS) reforça a importância da realização do exame citológico, conhecido…

27 de janeiro de 2026

Cícero Lucena celebra mais de 700 famílias beneficiadas com Compra Assistida e Cuidar do Lar

O prefeito Cícero Lucena avança com as políticas habitacionais de João Pessoa por meio dos…

27 de janeiro de 2026

Léo Bezerra diz que ainda tem intenção de votar em João Azevedo para Senado, mas pondera: “Quero saber se ele deseja”

O vice-prefeito de João Pessoa, Léo Bezerra (PSB), afirmou nesta terça-feira (27), que ainda mantém…

27 de janeiro de 2026

Hervázio Bezerra confirma que fará oposição na ALPB e cita aliados do Governo que estariam insatisfeitos na base governista

O deputado estadual Hervázio Bezerra (PSB), confirmou nesta terça-feira (27), que inicia o ano legislativo…

27 de janeiro de 2026