Por pbagora.com.br

A Universidade Federal da Paraíba (UFPB) comunica, com pesar, o falecimento do ex-superintendente do Hospital Universitário Lauro Wanderley (HULW-UFPB), Prof. Newton de Araújo Leite, nesta segunda-feira (19).

O docente participou diretamente de momentos históricos do hospital-escola da UFPB. No fim da década de 1960, Prof. Newton de Araújo Leite assumiu a missão de liderar a equipe responsável por administrar a construção do prédio que hoje abriga o HULW e de planejar todos os atos necessários à sua implantação.

Prof. Newton Leite ocupou o cargo de diretor-superintendente do HULW por dois mandatos. Foi o primeiro diretor-superintendente do Hospital Universitário (1976 a 1981) e é destacado como um dos principais agentes que viabilizaram a edificação do centro de saúde. Entre 1988 e 1992, ocupou pela segunda vez a diretoria do Lauro Wanderley.

Atuou como professor da UFPB, foi diretor da divisão de Hospitais de Ensino da Secretaria de Educação Superior do Ministério da Educação (MEC), consultor da Finep (Financiadora de Estudos Públicos), diretor da Associação Brasileira de Hospitais Universitários de Ensino e coordenador-geral dos hospitais universitários do MEC, dentre outros cargos.

A UFPB lamenta a perda inestimável com o falecimento do Prof. Newton Leite e apresenta os pêsames aos familiares e amigos.

Da Redação com Assessoria

Notícias relacionadas

PMJP desenvolve grande projeto de recuperação da cidade no setor turístico

O turismo foi uma das atividades econômicas mais atingidas com a pandemia da Covid-19, gerando uma série de fechamento de empresas, demissões e prejuízos pessoais, já que muitos tiveram que…

Prefeito de CG visita hospital que gerará 3 mil empregos direto na cidade

A convite do chanceler Dalton Gadelha, da Facisa, o prefeito Bruno Cunha Lima visitou na manhã deste sábado, 08, o prédio do HELP – Hospital de Ensino e Laboratórios de…