Categorias: Paraíba

Monitora Covid-19: PB é o estado com maior número de pessoas cadastradas

PUBLICIDADE

Com 6.895 pessoas cadastradas e 1.350 atendimentos, em menos de 15 dias de funcionamento, o aplicativo Monitora Covid-19 coloca a Paraíba em primeiro lugar no país no atendimento por meio de um aplicativo que baixa no celular (smartphone e IOS). O segundo estado com o maior número de cadastros é a Bahia, pioneiro no aplicativo em funcionamento há mais de um mês. O terceiro estado é o Maranhão, com 4.809 cadastros.

Os municípios paraibanos com o maior número de pessoas cadastradas são João Pessoa, com 4.486; Campina Grande, com 771; Bayeux, 384; Santa Rita, 343 e Patos, com 187 cadastros. O aplicativo é mais uma ferramenta da Secretaria de Estado da Saúde (SES) para monitorar pacientes com sintomas do novo coronavírus.

A gerente operacional de Atenção Básica da SES, Rayanna Coelho, explicou que a ferramenta funciona como triagem de classificação de risco e disponibiliza atendimento médico por ligações telefônicas e chat. Ela disse que, primeiramente, o usuário precisa baixar o aplicativo, preencher o cadastro e responder às perguntas. “A partir daí, o algoritmo do Monitora Covid-19 faz a classificação do paciente, conforme as informações dadas”, falou.

Com sintomas leves, a fisioterapeuta, Jessica Natane, de 27 anos, baixou o aplicativo. “Eu quis evitar sair de casa por ter algo leve e também pensei que pudesse colocar outras pessoas em risco ou, então, estar me colocando em risco. Na ligação com eles, fui muito bem assistida e fiquei bastante satisfeita com a pessoa que me atendeu, que mostrou estar completamente preparada para a situação”, disse.

Jéssica disse que a atendente pegou os dados dela, a orientou sobre o isolamento e, disse que, caso os sintomas aumentassem, entrasse em contato. Ela ainda conversou com um médico. “Eu não saí pra fazer consulta, mas, por meio de mensagens, falei com um médico que se mostrou bem amigo e preocupado com a minha saúde”, declarou.

Na próxima semana, serão mais três médicos para formar a equipe de retaguarda. No momento, são 25 profissionais.

“Precisamos que mais pessoas baixem o aplicativo para que possamos realizar os primeiros atendimentos, o que contribui para o combate do vírus, pois, provavelmente, as pessoas atendidas por meio do aplicativo iriam à procura de uma unidade de Saúde, em busca de dúvidas simples. Através do aplicativo, tiveram atendimento e os casos foram resolvidos”, disse Rayanna.

Para ter acesso a esses atendimentos, é necessário baixar o aplicativo no celular, fazer o cadastro e responder a algumas perguntas que são uma espécie de triagem para que o aplicativo possa fazer a classificação de risco do paciente e o seu devido encaminhamento.

 

Redação

PUBLICIDADE

Últimas notícias

Defesa, meio de campo e ataque: Botafogo anuncia chegada de quatro reforços para temporada 2026

Nesta véspera de Natal (24), o Botafogo-PB resolver presentear a torcida com o anuncio da…

24 de dezembro de 2025

Mais uma cidade da Paraíba tem situação de emergência reconhecida por conta da estiagem

O Ministério da Integração e do Desenvolvimento Regional (MIDR), por meio da Defesa Civil Nacional, reconheceu,…

24 de dezembro de 2025

Linhas de ônibus de João Pessoa terão operação especial durante o feriado de Natal

As linhas de ônibus que circulam em João Pessoa vão funcionar em esquema especial nesta…

24 de dezembro de 2025

Felipe Leitão admite saída do Republicanos e aguarda diálogo com Hugo Motta

O deputado estadual Felipe Leitão (Republicanos) vive um momento de indefinição política e pode decidir,…

24 de dezembro de 2025

Diário Oficial confirma reajuste do salário mínimo para R$ 1.621 a partir de 1º de janeiro

O Diário Oficial da União desta quarta-feira (24), traz o Decreto nº 12.797 , assinado pelo presidente…

24 de dezembro de 2025

Presidente da Câmara de Bayeux, Adriano Martins morre aos 45 anos após dias internado por acidente com UTV

O presidente da Câmara Municipal de Bayeux, Adriano Martins faleceu na manhã desta quarta-feira (24),…

24 de dezembro de 2025