MISSA DO LAVA PÉS: Católicos celebram nesta Quinta-feira a instituição da Eucaristia

PUBLICIDADE

A Igreja Católica inicia nesta Quinta-Feira com a Missa do Lava Pés e da Ceia do Senhor, o Tríduo Pascal. Para os católicos, a Celebração marca a Instituição da Eucaristia e do Sacerdócio.

Em João Pessoa, a Missa presidida pelo arcebispo da Paraíba, Dom Manoel Delson, será celebrada na Catedral Basílica de Nossa Senhora das Neves. Às 9h acontece a missa dos Santos Óleos. Já às 17h será a missa do Lava-pés.

Em Campina Grande, as duas Missas serão celebradas na Catedral de Nossa Senhora da Conceição, sob a presidência do bispo diocesano Dom Dulcênio Fontes de Matos.

Na missa dos Santos Óleos acontece a bênção dos óleos usados nos sacramentos (batismo, crisma, ordem e unção dos enfermos) em todo território arquidiocesano até o próximo ano. Nesta celebração também acontece a renovação das promessas sacerdotais. Ela conta com a presença de todos os sacerdotes e diáconos diante do arcebispo.

Já o Lava-pés, é um ritual litúrgico realizado, durante a celebração da Quinta-feira Santa, quando se recorda a última ceia do Senhor. Jesus, ao lavar os pés dos discípulos, quer demonstrar Seu amor por cada um e mostrar a todos que a humildade e o serviço são o centro da mensagem de amor de Jesus.

Conforme enfatiza documento da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB), o rito do lava-pés não é uma encenação dentro da Missa, mas um gesto litúrgico que repete o mesmo gesto de Jesus. O bispo ou o padre, que lava os pés de algumas pessoas da comunidade, está imitando Jesus no gesto; não como uma peça de teatro, mas como compromisso de estar a serviço da comunidade, para que todos tenham a salvação, como fez Jesus.

Com a Santa Missa da Ceia do Senhor, celebrada na tarde ou na noite da Quinta-feira Santa, a Igreja dá início ao chamado Tríduo Pascal e faz memória da Última Ceia, quando Jesus, na noite em que foi traído, ofereceu ao Pai o Seu Corpo e Sangue sob as espécies do Pão e do Vinho, e os entregou aos apóstolos para que os tomassem, mandando-os também oferecer aos seus sucessores.

“E, tomando um pão, havendo dado graças, o partiu e o serviu aos discípulos, recomendando: “Isto é o meu corpo oferecido em favor de vós; fazei isto em memória de mim”. 20Da mesma maneira, depois de cear, pegou o cálice, explicando: “Este cálice significa a nova aliança no meu sangue, derramado por vós”. (Lucas 22, 18,20).

A palavra “Eucaristia” provém de duas palavras gregas “eu-cháris”, que significa “ação de graças”, e designa a presença real e substancial de Jesus Cristo sob as aparências de Pão e Vinho.

Instituição do sacerdócio – A Santa Missa é, então, a celebração da Ceia do Senhor, quando Jesus, num dia como hoje, véspera de Sua Paixão, “durante a refeição, tomou o pão, benzeu-o, partiu-o e o deu aos discípulos, dizendo: ‘Tomai e comei, isto é meu corpo’.” (cf. Mt 26,26). Ele quis, assim como fez na última ceia, que Seus discípulos se reunissem e se recordassem d’Ele abençoando o pão e o vinho: “Fazei isto em memória de mim”. Com essas palavras, o Senhor instituiu o sacerdócio e deu-lhes poder para celebrar a Eucaristia.

Redação

 

 

PUBLICIDADE

Últimas notícias

Jhonny Bezerra, Ricardo Barbosa, Pollyanna Werton e Gervásio Maia dialogam para ingressar na federação comandada pelo PT

A presidente estadual do PT na Paraíba, deputada Cida Ramos, revelou nesta quarta-feira (21), que…

21 de janeiro de 2026

João Azevêdo comemora apoio de Luiz Couto à pré-candidatura de Lucas Ribeiro ao governo do Estado

O governador João Azevêdo (PSB) declarou estar muito feliz com o gesto do deputado federal…

21 de janeiro de 2026

Cida Ramos compreende cobranças de Cartaxo por definições, mas reforça que decisões do PT são coletivas

A deputada estadual e presidente do Partido dos Trabalhadores (PT) na Paraíba, Cida Ramos, afirmou…

21 de janeiro de 2026

Roberto Paulino reforça que seguirá no MDB mesmo contrariando alinhamento do partido

O ex-governador da Paraíba Roberto Paulino (MDB) garantiu que vai permanecer nos quadros do MDB,…

21 de janeiro de 2026

Paraíba ainda tem cerca de 150 orelhões em funcionamento em 75 municípios que serão retirados das ruas

A era dos orelhões, cabines telefônicas bastante populares no Brasil até a chegada dos smartphones,…

21 de janeiro de 2026

Cida Ramos revela que vai votar pela derrubada do veto de João Azevêdo às emendas impositivas

A presidente do PT na Paraíba e deputada estadual, Cida Ramos, revelou nesta quarta-feira (21),…

21 de janeiro de 2026

Notice: ob_end_flush(): Failed to send buffer of zlib output compression (1) in /home/newpbagora/public_html/wp-includes/functions.php on line 5464

Notice: ob_end_flush(): Failed to send buffer of zlib output compression (1) in /home/newpbagora/public_html/wp-includes/functions.php on line 5464