Ministro do STJ, Reynaldo da Fonseca, recebe título de cidadão paraibano

O ministro do Superior Tribunal de Justiça (STJ), Reynaldo Soares da Fonseca, recebeu na manhã desta sexta-feira (22) o título de cidadão paraibano, em solenidade realizada no plenário da Assembleia Legislativa do Estado. A sessão foi conduzida pelo presidente da Casa, deputado Adriano Galdino, e contou com a presença do presidente do Tribunal de Justiça da Paraíba, desembargador João Benedito da Silva.

A honraria foi de autoria do ex-deputado Raniery Paulino, que na ocasião falou dos vínculos do ministro com a Paraíba. “Os vínculos são advindos do seu exercício profissional e, sobretudo, em razão dos inúmeros eventos acadêmicos e profissionais participados em João Pessoa, tanto na Escola da Magistratura Estadual do Tribunal de Justiça da Paraíba, quanto na Justiça Federal”.

 

Reynaldo Fonseca, Joás Filho e João Benedito

Natural do Estado do Maranhão, Reynaldo Soares é ministro do Superior Tribunal de Justiça desde 2015. Ele disse que se sentia honrado de receber a cidadania paraibana. “É uma grande satisfação voltar à Paraíba e voltar agora como seu filho. O povo generoso da Paraíba me acolhe como filho. É uma honra enorme para mim. Alguns pensadores fazem a distinção entre honra e alegria. Eu não sei nem mesmo se tenho a honra de ser paraibano, mas a alegria eu tenho, porque a honra pode ser merecida ou não, a alegria sempre é merecida”, afirmou.

O presidente do Tribunal de Justiça, desembargador João Benedito, disse que é sempre uma alegria receber o ministro Reynaldo Soares na Paraíba. “Ele sempre está aqui na Paraíba nos visitando e por isso a importância dele se tornar agora cidadão paraibano, reconhecido pelo povo, através da Assembleia Legislativa”, frisou.

Desembargadores recepcionaram o ministro na Assembleia

“A Assembleia da Paraíba se sente muito honrada de receber hoje o ministro Reynaldo Soares. A Paraíba cada vez mais se fortalece em ter o ministro agora como irmão para que juntos a gente possa construir uma Paraíba melhor e mais justa para todos”, afirmou o deputado Adriano Galdino.

Já o desembargador José Ricardo Porto disse que o ministro Reynaldo Soares da Fonseca é um homem de conceito, de projeção nacional. “É um humanista e sua preocupação maior e mais expressiva é exatamente com o semelhante. Durante toda a sua trajetória ele já fincou as suas impressões digitais na história do povo brasileiro, na história do povo nordestino, como um homem que apregoa a igualdade social, a concórdia e a paz entre todos os irmãos desse país continental”.

Estiveram presentes à solenidade, os desembargadores Ricardo Vital de Almeida, Joás de Brito Pereira Filho, Oswaldo Trigueiro do Valle Filho, Maria de Fátima Moraes Bezerra Cavalcanti Maranhão e Agamenilde Dias Arruda Vieira Dantas, além do juiz Aluízio Bezerra Filho.

Últimas notícias

Sem citar nomes, Veneziano demonstra preferência para que candidato a vice na chapa de Cícero Lucena seja de CG

O senador e presidente do MDB na Paraíba, Veneziano vital do Rêgo, cravou sua preferência…

29 de janeiro de 2026

Prefeito de Campina Grande nega pressão para apoiar pré-candidatura de Cícero Lucena ao Governo

O prefeito de Campina Grande, Bruno Cunha Lima, negou nesta quinta-feira (29), estar sofrendo qualquer…

29 de janeiro de 2026

“Figurões” da política planejam retorno ao cenário nas eleições de 2026

Em ano eleitoral, alguns políticos de nomes históricos e polêmicos que já obtiveram vitórias nas…

29 de janeiro de 2026

Cabo Gilberto revela que vai tratar de pautas do Nordeste e estratégias da oposição durante visita a Bolsonaro

O deputado federal paraibano Cabo Gilberto Silva (PL), líder da bancada de oposição na Câmara…

29 de janeiro de 2026

Interessados têm até esta sexta-feira para solicitar permissão de instalação de camarotes da Via Folia, em JP

A Prefeitura de João Pessoa, por meio da Secretaria de Desenvolvimento Urbano (Sedurb), publicou no Diário…

29 de janeiro de 2026

Inmet amplia alerta de chuvas intensas para 50 cidades do Sertão da Paraíba

O Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) ampliou o alerta de chuvas intensas para 50 municípios…

29 de janeiro de 2026