O ministro Helder Barbalho, da Integração Nacional, gravou um vídeo, neste domingo (09), onde convida os paraibanos, especialmente a população de Campina Grande para acompanharem a chegada das águas da Transposição do Rio São Franscisco ao açude de Boqueirão na referida cidade, nesta quarta-feira (12).
Barbalho faz questão de frisar o cumprimento da promessa de que as águas do Velho Chico chegariam à Rainha da Borborema ainda no mês de abril. Ele ainda garantiu que a Transposição do São Francisco vai trazer segurança hídrica para Campina Grande e Região.
” Na próxima quarta-feria estaremos aí fazendo uma grande festa com a chegada das águas do Rio São Francisco ao Boqueirão, atendendo a toda população de Campina Grande, trazendo tranquilidade hídrica e mais do que isso, cumprindo com aquilo que nós nos comprometemos” disse no vídeo o ministro da Integração.
Governo se prepara para chegada do Velho Chico à Campina Grande
O Governo do Estado está se preparando para recepcionar a chegada do São Francisco à Barragem de Boqueirão. A Secretaria de Estado da Infraestrutura, dos Recursos Hídricos, do Meio Ambiente e da Ciência e Tecnologia (Seirhmact) está monitorando o percurso das águas. O governador Ricardo Coutinho se reunirá, em grande festa, às lideranças e à população da região para abraçar a chegada das águas.
As águas da transposição do Rio São Francisco chegaram à Paraíba no início de março e agora seguem pelo Rio Paraíba passando pela Barragem Camalaú até chegar em Boqueirão, um trajeto de aproximadamente 130 km. Com a chegada das águas à Barragem de Boqueirão, o qual se encontra com apenas 3,1% da sua capacidade de acumulação, as águas do Velho Chico já beneficiarão cerca de 716 mil habitantes, em um total de 18 municípios, destacando-se a segunda maior cidade da Paraíba, Campina Grande, que assim terá resolvida a sua crise hídrica.
Os demais municípios são: Barra de Santana, Caturité, Queimadas, Pocinhos, Lagoa Seca, Matinhas, São Sebastião de Lagoa de Roça, Alagoa Nova, Boqueirão, Boa Vista, Soledade, Juazeirinho, Cubati, Pedra Lavrada, Olivedos, Seridó, Cabaceiras.
PB Agora








