O ministro da Saúde, Nelson Teich, afirmou que o Governo Federal está preparando uma diretriz com objetivo de servir de guia para cidades e estados nas medidas de flexibilização do distanciamento social contra o coronavírus. De acordo com Teich, essa é uma das prioridades do Ministério da Saúde nesse momento e as orientações devem levar em conta a situação de cada localidade.

“É impossível um país sobreviver um ou um ano e meio parado. O afastamento é uma medida absolutamente natural e lógica na largada, mas ele não pode ser um programa de saída. E isso é o que a gente vai desenhar, nós vamos dar suporte para estados e municípios”.

O governador do Distrito Federal, Ibaneis Rocha, participou da coletiva no Palácio do Planalto, ao lado dos ministros, e afirmou que esse apoio do Governo Federal é importante para ajudar estados e municípios na criação de planos para saída do isolamento social.

“Essas medidas têm que ser adotadas observando cada uma das regiões. Lembrando sempre que foi estabelecido e está na nossa Constituição que a competência é dividida entre união, estados e municípios. E a responsabilidade, nesse momento, ela é maior de estados e municípios, no que diz respeito ao distanciamento social e a abertura dos comércios. A importância do Governo Federal, nesse momento, é exatamente nos dar estrutura para dar segurança à população nesse momento de reabertura”.

O Ministério da Saúde ainda está preparando o documento, mas deve entregar essas diretrizes no prazo de uma semana. O ministro Teich afirmou, ainda, que não serão apontadas regras, uma vez que as realidades regionais e o avanço da doença são diferentes em cada região, por isso é importante ter mais dados sobre a doença e, assim, avaliar novas formas de combate ao coronavírus.

Para mais informações sobre a Covid-19, acesse coronavirus.saude.gov.br.

 

Redação com Agência Estado

Deixe seu Comentário
Notícias relacionadas

Justiça manda Nilvan Ferreira retirar da internet conteúdo ofensivo contra Berg Lima

O juiz Antônio Rudimacy Firmino de Sousa, da 2ª Vara Mista de Bayeux, deferiu pedido de tutela antecipada nos autos da ação nº 0801118-64.2020.8.15.0751 para determinar que o radialista Nilvan…

Campanha de vacinação contra febre aftosa começa na próxima segunda

A Secretaria de Estado do Desenvolvimento da Agropecuária e da Pesca (Sedap) inicia na próxima segunda-feira (1) a 1ª etapa da campanha de vacinação contra febre aftosa em todas as…