Apesar de os nomes das secretárias da prefeitura municipal de João Pessoa, Socorro Gadelha (PV) e Daniella Bandeira (PV) estarem cotados como possíveis candidatas à sucessão municipal, reportagem nacional publicada no portal UOL, nesta sexta-feira (06), ignorou a existência das duas entre as Capitais que têm mulheres cotadas para comandar o executivo.

Das 26 Capitais, apenas em 19 há, conforme a publicação, expectativa de uma mulher disputar e vencer a eleição desse ano e a Paraíba não está entre elas.

CONFIRA A MATÉRIA

Aos menos 19 capitais têm mulheres cotadas para eleições municipais de 2020

Ainda que as candidaturas para as eleições municipais de 2020 tenham até o dia 15 de agosto para serem registradas, os nomes dos possíveis candidatos já vêm sendo ventilados. E 19 das 26 capitais brasileiras já contam com mulheres cotadas para disputar as prefeituras. Poucas pré-candidaturas, vale ressaltar, foram oficializadas até agora.

Os partidos ainda estão organizando as convenções que definirão os nomes. Universa procurou os quatro partidos da maioria desses nomes femininos, PT, PSOL, PSDB e PDT, para confirmar se elas vão, de fato, sair candidatas. Mas apenas o PSDB respondeu, salientando que pretende lançar um curso no formato de ensino à distância para as pré-candidatas — que também inclui interessadas ao cargo de vereadora — a ser lançado em março.

Até agora, são 30 nomes femininos que aparecem no horizonte político para as eleições de outubro para ocupar a prefeitura de uma capital. Se o número se confirmar, será menor do que o de candidatas que concorreram em 2016: naquele ano, foram 36, e apenas uma, Teresa Surita (PMDB-RR), de Boa Vista, foi eleita.

CLIQUE AQUI E CONFIRA NA ÍNTEGRA

PB Agora

Deixe seu Comentário
Notícias relacionadas

João autoriza, com restrições, reabertura de bancos e lotéricas, na PB

governador João Azevêdo autorizou, por meio do decreto 40.141 que será publicado no Diário Oficial do Estado (DOE) desta sexta-feira (27), o atendimento presencial nas agências bancárias do Estado, que…

Covid-19: PRF e SEST/SENAT iniciam ação de orientação aos caminhoneiros, na PB

A partir desta sexta-feira (27) até o dia 3 Abril, a Polícia Rodoviária Federal (PRF) na Paraíba e o Serviço Social do Transporte e Serviço Nacional de Aprendizagem do Transporte…