Depois de levar uma comitiva de 23 empresas para o Web Summit Lisboa 2025, o governo da Paraíba deu mais um passo para a internacionalização das startups do estado. Na quarta-feira, 12 de novembro, a Secretaria da Ciência, Tecnologia, Inovação e Ensino Superior paraibana fechou parceria com o Movimento pela Utilização Digital Ativa (MUDA Portugal) para criar um espaço na capital portuguesa para empresas, pesquisadores e órgãos governamentais operarem em território luso. A informação foi destaque no site lusitano Público PT.
A previsão é de que o novo espaço seja inaugurado em fevereiro, com a presença do governador do Estado, João Azevêdo. O evento ocorrerá durante a viagem para Portugal do chefe do Executivo estadual, que estará no comando da delegação paraibana que participará da Bolsa de Turismo de Lisboa, um dos maiores eventos do setor do mundo.
O prazo do contrato inicial entre a instituição portuguesa e o governo da Paraíba é de três anos. “Vamos fazer uma ligação forte entre os dois países. Nós ofereceremos um espaço fisico, com nossa equipe, para que a Paraíba tenha um lugar na Europa para inovar, ensinar, aprender e avançar nas tecnologias”, declarou Alexandre Nilo
Fonseca, presidente do MUDA Portugal.
Capacitação digital
Com sede na capital portuguesa, o MUDA tem por objetivo promover a capacitação digital, a inclusão tecnológica e a inovação sustentável. Criado em 2017, tem realizado um trabalho no sentido de levar a inclusão digital por todo o país.
Da parte do estado, o responsável pelo acordo é o secretário de Ciência e Tecnologia, Claudio Furtado. “Este é um momento de fechar parcerias estratégicas e abrir novas portas para a Paraíba no cenário global da inovação”, afirma o paraibano.
O protocolo entre a Paraíba e a instituição portuguesa prevê programas de formação e capacitação digital para administradores, servidores públicos e cidadãos, criação de parcerias entre governo, universidades, empresas e organizações da sociedade civil. Inclui projetos de inovação tecnológica e a criação de laboratórios de empreendedorismo digital. Além disso, serão realizadas campanhas de sensibilização sobre cultura digital e sustentabilidade tecnológica.
Sobre o Web Summit, o secretário ressalta que a presença da Paraíba no evento fortalece o ecossistema das startups do estado. “As 23 startups presentes na feira de tecnologia foram selecionadas em programas como o TecNova, o Centelha e o Conectando Startups. Algumas já firmaram parcerias com empresas europeias e investidores, o que mostra o quanto nosso ecossistema está competitivo. Essa é uma ação para tornar nossas empresas cada vez mais internacionais e inovadoras”, diz.
Redação








