Por pbagora.com.br

O temporal que caiu ontem a tarde em Campina Grande e deixou um rastro de destruição, foi considerado pela meteorologia como sendo um fenômeno normal nessa época do ano.
Segundo a meteorologia da Agência Executiva de Gestão das Águas (AESA), Carmem Becker, ocorreu uma formação de nuvens chamado Camulus nimbus.

Ela observou que o fenômeno, acompanhado de nebulosidade, raios e trovões, deve acontecer em áreas isoladas.

De forma implacável, uma espécie de ´dilúvio´ desabou durante pouco mais de 1 hora sobre a cidade, deixando em seu rastro ruas e espaços públicos alagados, alguns momentaneamente intransitáveis, abatendo telhados de residências e de empreendimentos.

As fortes chuvas causaram alagamentos em vários bairros da cidade. Nas proximidades do shopping Luiza Mora na rua Vigário Calixto, um carro ficou coberto pela água. O açude Velho também transbordou e alagou algumas ruas próximas. A enxurrada invadiu várias casas e muitas famílias perderam os móveis.

As chuvas acompanhadas de relâmpagos e trovões, deixaram inundados bairros como o Catolé e Bodocongó. Em diversas ruas e avenidas, o grande volume de água, afetou o trânsito. Canais transbordaram e árvores foram arrancadas.

A chuva começou por volta das 14 horas e 30 minutos e segue até o presente instante na Rainha da Borborema.

Com a pancada, houve registro de alagamento em alguns pontos da cidade, como nas margens do Açude Velho e na Avenida Almeida Barreto, próximo à fábrica da Vitamilho.

De acordo com um alerta emitido pelo Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) para Campina Grande e outros 180 municípios, pode continuar chovendo até as 9h da quarta-feira (22).

Muros desabaram, árvores caíram, ruas foram alagadas e veículos colidiram em vias do município.

A Defesa Civil continua com a equipe nas ruas monitorando as diversas áreas de riscos existentes na cidade.

De acordo com a Agência Executiva de Gestão das Águas da Paraíba Campina Grande registra chuvas médias de 38,3 mm no mês de janeiro. Mas o volume médio de chuvas na cidade ainda não foi contabilizados.

Severino Lopes
PB Agora

Deixe seu Comentário
Notícias relacionadas

Wellington Farias se recupera bem após cirurgia para retirada de tumor

Colunista do portal PB Agora, o jornalista Wellington Farias se recupera bem da cirurgia a qual foi submetido para retirada de um tumor na bexiga. Ele está internado no Hospital…

Previsão é de tempo estável com poucas nuvens neste domingo, na PB

O domingo  em toda Paraíba promete tempo estável, com poucas nuvens, segundo previsão do tempo da Agência Executiva de Gestão das Águas do Estado da Paraíba (Aesa-PB). Em João Pessoa,…