Por pbagora.com.br

O temporal que caiu ontem a tarde em Campina Grande e deixou um rastro de destruição, foi considerado pela meteorologia como sendo um fenômeno normal nessa época do ano.
Segundo a meteorologia da Agência Executiva de Gestão das Águas (AESA), Carmem Becker, ocorreu uma formação de nuvens chamado Camulus nimbus.

Ela observou que o fenômeno, acompanhado de nebulosidade, raios e trovões, deve acontecer em áreas isoladas.

De forma implacável, uma espécie de ´dilúvio´ desabou durante pouco mais de 1 hora sobre a cidade, deixando em seu rastro ruas e espaços públicos alagados, alguns momentaneamente intransitáveis, abatendo telhados de residências e de empreendimentos.

As fortes chuvas causaram alagamentos em vários bairros da cidade. Nas proximidades do shopping Luiza Mora na rua Vigário Calixto, um carro ficou coberto pela água. O açude Velho também transbordou e alagou algumas ruas próximas. A enxurrada invadiu várias casas e muitas famílias perderam os móveis.

As chuvas acompanhadas de relâmpagos e trovões, deixaram inundados bairros como o Catolé e Bodocongó. Em diversas ruas e avenidas, o grande volume de água, afetou o trânsito. Canais transbordaram e árvores foram arrancadas.

A chuva começou por volta das 14 horas e 30 minutos e segue até o presente instante na Rainha da Borborema.

Com a pancada, houve registro de alagamento em alguns pontos da cidade, como nas margens do Açude Velho e na Avenida Almeida Barreto, próximo à fábrica da Vitamilho.

De acordo com um alerta emitido pelo Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) para Campina Grande e outros 180 municípios, pode continuar chovendo até as 9h da quarta-feira (22).

Muros desabaram, árvores caíram, ruas foram alagadas e veículos colidiram em vias do município.

A Defesa Civil continua com a equipe nas ruas monitorando as diversas áreas de riscos existentes na cidade.

De acordo com a Agência Executiva de Gestão das Águas da Paraíba Campina Grande registra chuvas médias de 38,3 mm no mês de janeiro. Mas o volume médio de chuvas na cidade ainda não foi contabilizados.

Severino Lopes
PB Agora

Notícias relacionadas

Covid: em 24h, Paraíba registra 910 novos casos e 32 mortes

A Secretaria de Estado da Saúde (SES) registrou, nesta terça (02), 910 casos de Covid- 19. Entre os confirmados hoje, 102 (11,2%) são casos de pacientes hospitalizados e 808 (88,8%)…

Semob-JP vai sinalizar trecho do Bessa para prática de esportes e lazer

A Superintendência Executiva de Mobilidade Urbana (Semob-JP) vai transformar o trecho da Avenida Arthur Monteiro de Paiva, entre os cruzamentos com as ruas Hortência Osterne Carneiro e Maria da Penha…