A fachada do Mercado Central está em plena transformação. A execução dasobras da calçada está em ritmo acelerado. As duas obras estão previstaspara ser entregues simultaneamente à população na primeira quinzena de novembro. Segundo o secretário de Infraestrutura da Prefeitura de JoãoPessoa, João Azevêdo, a retirada das barracas deu um novo fôlego aotrabalho e a fachada do prédio pode ser vista sem a interferência docomércio e das árvores. O Governo Municipal, através da Secretaria dePlanejamento (Seplan) já deu inicio ao processo licitatório para apróxima etapa de reforma e ampliação do Mercado Central.
Essaetapa da obra em execução inclui a reforma e ampliação da calçada,localizada na avenida Pedro II, e a recuperação do Galpão 1,correspondente ao prédio da Administração. Com a reforma, a calçadapassou a ter dois níveis e rampas de acesso. A obra contempla aindaespaços para carga e descarga e estacionamento. “Com a relocação doscomerciantes para a Praça de Alimentação, a calçada ficou livre para otrânsito de pedestres e deu melhor visibilidade à fachada do Mercado”,explica Azevêdo.
O prédio da Administração passou por umacompleta reforma na parte estrutural como a recuperação da cobertura edas marquises, além dos novos revestimentos. A estrutura internarecebeu forro de gesso no teto, piso e esquadrias metálicas. As redesde energia elétrica, hidráulica, incêndio foram substituídas, e aAdministração passsará a contar com conexão para Internet.
Ocomerciante Landislau Araújo Neto comemora a reforma do mercado. Eleque antes comercializada bolos e bolachas na calçada do mercado, ganhouno sorteio um box no bloco de Administração. “Foi ótimo. Hoje eu possome organizar melhor para a compra e venda, tenho onde guardar e comoapresentar melhor meus produtos, além da questão da higiene”, disse.
Próxima etapa– O processo licitatório para a próxima etapa de reforma e ampliação doMercado Central esta em tramitação. Está previsto a construção de umcentro de Inclusão Digital, um posto policial, uma rua de serviços(circulação interna de caminhões para carga e descarga), dois galpões –um de carnes e outro de laticínios –, e um pequeno bloco comercial queficará situado na esquina da avenida Dom. Pedro II com a rua Rodriguesde Carvalho. Esse bloco irá comportar quatro lanchonetes e uma banca derevistas.
As obras do Mercado Central de João Pessoa foraminiciadas em 2006. Os primeiros beneficiados foram 299 comerciantes defrutas, verduras e raízes, que hoje vendem seus produtos em doispavilhões, com toda infraestrutura e higiene necessárias. No final domês de agosto a Prefeitura entregou a Praça de Alimentação. O novoespaço contemplou 42 comerciantes que antes comercializavam nascalçadas ao redor do Mercado.
Os comerciantes e usuários podemdispor de uma estrutura com quatro acessos, rampa para facilitar otrânsito de mercadorias e de portadores de deficiência, além de doisbanheiros adaptados.
Assessoria
Acompanhe o PB Agora nas redes:
Você pode gostar ou não do programa Big Brother Brasil. Você pode assistir, ou não.…
O corpo de um homem em avançado estado de decomposição foi localizado na noite desse…
O recente apoio do vereador com mais mandatos na Câmara Municipal de Campina Grande Pimentel…
O Encontro Nacional da Família Católica, CRESCER 2026 contará com a participação especial da Irmã…
O governador da Paraíba, João Azevêdo (PSB), confirmou nessa segunda-feira (19) que deixará o cargo…
Um jovem de 16 anos, identificado como Michael Kelvin da Silva Tomaz, morreu após se…