Categorias: Paraíba

Médicos do PSF de CG buscam ajuda com vereadores

Médicos do PSF de Campina Grande se reúnem em comissão e buscam ajuda com vereadores da CMCG; categoria exige cumprimento de TAC

Uma comissão de médicos do Programa de Saúde da Família (PSF) esteve presente à Câmara Municipal de Campina Grande (CMCG), na manhã desta quarta-feira, (10), para solicitar empenho dos vereadores com relação a um Termo de Ajustamento de Conduta (TAC), assinada no mês de setembro do ano passado, entre a categoria, a Secretaria de Saúde do Município, Conselho Regional de Medicina e Ministério Público Estadual que, segundo eles, não vem sendo cumprido.

O médico Leonardo Leitão disse que desde abril deste ano que os médicos decidiram cruzar os braços porque além de não estarem cumprindo o acordado entre as instituições envolvidas, as condições da estrutura física de alguns PSF´s estão precárias. “Nós só queremos o cumprimento da TAC e melhores condições de trabalho. Não temos como atender 1200 famílias, quando deveríamos atender 800, sem falar na precariedade dos PSF´s”, desabafou.

A comissão de médicos não foi atendida pelos vereadores, porque quando chegaram a Câmara Municipal de Campina Grande (CMCG) a sessão já havia encerrado e os parlamentares haviam saído para uma reunião. Mas Leonardo garantiu que amanhã, (12), estará de volta com mais médicos para sensibilizar os vereadores da Casa Félix Araújo a abraçarem a causa dos médicos que compõem os PSF´s do município.

Segundo Leonardo Leitão, no último dia 19 de abril, houve uma audiência no Ministério Público Estadual – Curadoria da Saúde entre a secretária de Saúde do município, Tatiana Medeiros, o Secretário de Administração, dos presidentes do Sintab e do Sindicato dos Médicos de Campina Grande e do Curador da Saúde e ficou acordado entre as partes o pagamento dos servidores em data única, mas até o momento não foi cumprido.

O médico explicou que a supelotação dos hospitais da cidade está ocorrendo porque eles estão com as atividades paralisadas e acrescentou ainda que várias outras reuniões foram realizadas entre os gestores municipais, mas até o momento tudo que foi acordado, não vem sendo cumprido.

 

 

Simone Duarte

PB Agora
 

 

Últimas notícias

Servidores da PMCG ocupam gabinete do prefeito Bruno e cobram salários atrasados

Servidores da Prefeitura de Campina Grande, no Agreste da Paraíba, ocuparam nesta quarta-feira (11) os…

11 de fevereiro de 2026

Começa vacinação de 1,2 milhão de profissionais de saúde contra dengue

Começou nesta semana a vacinação contra a dengue para profissionais de saúde da atenção primária,…

11 de fevereiro de 2026

Cícero Lucena anuncia reajuste de 10% para servidores municipais de João Pessoa

O prefeito de João Pessoa, Cícero Lucena (MDB), anunciou nesta quarta-feira (11) um reajuste salarial…

11 de fevereiro de 2026

Inmet emite alerta de chuvas intensas para João Pessoa e mais 100 cidades da Paraíba

Os paraibanos devem ficar atentos às mudanças no tempo nas próximas horas. O Instituto Nacional…

11 de fevereiro de 2026

TCE aprova por unanimidade contas de 2024 da prefeitura de Pocinhos

O Tribunal de Contas do Estado da Paraíba (TCE-PB) aprovou, por unanimidade, nesta quarta-feira (11),…

11 de fevereiro de 2026

Articulação de deputados da PB garante aprovação de projeto que reconhece CG como maior polo cristão do Brasil no Carnaval

Com uma articulação do presidente da Câmara dos Deputados, o deputado federal Hugo Motta (Republicanos-PB),…

11 de fevereiro de 2026