A Paraíba o tempo todo  |

Maranhão e Ricardo inauguram obras, nesta 2ª

O início da semana será marcado por inaugurações realizadas pelo Governo do Estado e Prefeitura Municipal de João Pessoa. Nesta segunda-feira (13) o governador José Maranhão inaugura no Hospital de Emergência e Trauma o primeiro Banco de Olhos da Paraíba. Já o prefeito de João Pessoa, Ricardo Coutinho, cumprirá agenda com a inauguração de uma praça no conjunto Pedro Gondim e uma Unidade de Saúde da Família no bairro do Jardim Veneza.

Banco de Olhos
O governador José Maranhão inaugura na próxima segunda-feira, 13, às 10h30, o Banco de Olhos do Hospital de Emergência e Trauma Senador Humberto Lucena, na Capital. Com o novo serviço as córneas doadas para transplante na Paraíba não precisarão mais ser enviadas para os vizinhos estados de Pernambuco e Rio Grande do Norte.

O primeiro Banco de Olhos da Paraíba é uma importante conquista da saúde estadual e mais uma ação administrativa do projeto de reconstrução do sistema de saúde do estado.

É um benefício que propiciará uma seleção mais rigorosa das córneas doadas, assegurando maior índice de sucesso nos transplantes, além da agilidade na lista única de receptores. “Com o novo serviço, a córnea será analisada e processada da melhor forma, diferente do passado quando eram enviadas e armazenadas em outros estados”, destaca o secretário de Estado da Saúde, José Maria de França.

José Maria de França disse que o Banco de Olhos facilitará a captação e preservação das córneas que serão distribuídas pela Central de Transplantes, cumprindo os critérios de sua lista única que atualmente conta com 80 pessoas. A Central de Transplante recebe por mês 20 doações desse tipo de tecido que equivale a 40 córneas.

O Banco vai trabalhar em regime de plantão 24h com uma equipe especializada em córnea formada por dois oftalmologistas, um enfermeiro e três técnicos na área. O Serviço está localizado nas dependências do Hospital de Emergência e Trauma Senador Humberto Lucena.

O local que abriga o Banco de Olhos da Paraíba tem espaço de 40 m², dividido em três salas: sendo uma recepção administrativa, uma recepção para tecidos (córneas) e um ambiente de avaliação, dotado de uma capela de fluxo destinada à manipulação das córneas, dois refrigeradores e um equipamento denominado de lâmpada de fenda para avaliação dos tecidos.

O transplante de córneas é uma cirurgia ambulatorial, em que após o procedimento, o paciente já recebe alta médica e pode seguir para casa. É considerado um sucesso, pois não tem problema de rejeição e é indicado principalmente para as pessoas acometidas de ceratocone, úlcera de córnea, entre outras. Com até 6 meses, espera-se que o paciente esteja com a visão estabilizada, embora comece a enxergar, após a retirada do curativo, num período de 3 a 4 dias.
Avanços e melhorias

Antes da criação do Banco de Olhos, todas as córneas doadas para transplante na Paraíba eram enviadas para Natal e Recife, a fim de que fossem preparadas para utilização nas cirurgias desse tipo de tecido. “O tempo gasto com o deslocamento desse material chegava muitas vezes a comprometer o tecido, conseqüentemente, em muitos casos, perdíamos a oportunidade de realizar o transplante face o grau de deterioração da córnea”, explica a Coordenadora da Central de Transplantes da Paraíba, Gianna Lys Montenegro.

Segundo a coordenadora, com este novo serviço em menos de 48 horas uma córnea terá condições de ser distribuída. “O Banco de Olhos exercerá um rigoroso controle de qualidade, visando oferecer córneas viáveis e com mínimo risco de transmissão de doenças ao doador”, lembra Gianna.

Além de promover o estímulo ao aumento do número de transplantes de córnea, o novo serviço como local de captação proporcionará ao Governo do Estado uma economia estimada em R$ 80 mil, por mês. “Antes, tínhamos que enviar as córneas doadas na Paraíba para outros estados, gerando um custo muito grande com deslocamento de viaturas, diárias e combustível, o que agora não será mais preciso”, finaliza Gianna Lys Montenegro.

Praça e Unidade de Saúde da Família

Nesta segunda-feira (13), a Prefeitura de João Pessoa inicia o cronograma de obras do mês de abril, entregando as reformas da Unidade de Saúde da Família (USF) do bairro Jardim Veneza, às 10h, e da Praça João Medeiros, no Conjunto Pedro Gondim, às 18h.

A USF, que tem capacidade de cobertura de 4,5 mil pessoas (1.200 famílias), foi completamente melhorada. O prédio foi redefinido e climatizado para atender com mais espaço e conforto. Já a praça recebeu nova iluminação, equipamentos e jardinagem.

O restante da programação inclui inaugurações de praças, Centro de Referência da Educação Infantil (Crei), reformas de escolas, entrega de unidades habitacionais, campo de futebol e financiamentos do programa Empreender-JP. As obras e ações beneficiarão moradores dos bairros do Jardim Veneza, Pedro Gondim, Brisamar, Ilha do Bispo, Altiplano, Alto do Mateus, Cristo Redentor, São José, Mangabeira II, Rangel, Cruz das Armas, Bairro dos Ipês e Jardim 13 de Maio.

O prefeito Ricardo Coutinho (PSB) entregará duas novas praças e outras quatro reformadas. Além dessas, o cronograma de inaugurações inclui três escolas reformadas e uma nova unidade educacional, além de mais 48 apartamentos.

Serão inauguradas também as reformas de uma Unidade de Saúde da Família (USF), um campo de futebol, uma estação elevatória de esgotos e um Centro de Referência em Educação Infantil (Crei).

No caso do Empreender-JP, serão liberados 220 novos financiamentos para criar ou fortalecer atividades de pequenos empreendedores.
 

PB Agora
 

    VEJA TAMBÉM

    Comunicar Erros!

    Preencha o formulário para comunicar à Redação erros de português, de informação ou técnicos encontrados nesta matéria do PBAgora.

      Utilizamos ferramentas e serviços de terceiros que utilizam cookies. Essas ferramentas nos ajudam a oferecer uma melhor experiência de navegação no site. Ao clicar no botão “PROSSEGUIR”, ou continuar a visualizar nosso site, você concorda com o uso de cookies em nosso site.
      Total
      0
      Compartilhe