Categorias: Paraíba

Maranhão acompanha desfile ao lado de Luciano Agra

José Maranhão acompanha desfile ao lado de Luciano Agra

Milhares de pessoas lotaram as principais vias do Centro de João Pessoa para assistir ao desfile cívico de 7 de Setembro, ocorrido na manhã de hoje. As comemorações alusivas aos 188 anos de Independência do Brasil foram marcadas pela marcha de mais de três mil pessoas. Entre elas, estavam alunos de escolas públicas e particulares, membros de entidades de classe, servidores públicos e militares. Foram 22 escolas, 16 entidades de classe, Exército, Capitania dos Portos, bombeiros, além das policias Militar, Civil, Rodoviária Federal.

O desfile começou pela Avenida Getúlio Vargas e seguiu pela Avenida Duarte da Silveira, onde foi montado um palanque para imprensa e autoridades. A dispersão ocorreu na Praça Pedro Gondim. Autoridades civis, militares e religiosas participaram do evento. Entre eles estavam o governador do Estado, José Maranhão; e a primeira dama do Estado e vice-presidente do Tribunal de Justiça do Estado, Fátima Bezerra Cavalcanti.

Em breves palavras, Maranhão destacou que o “paraibano é um povo patriota e que sabe a importância da simbologia desse dia”. “Este é espetáculo cívico da melhor qualidade”, declarou.

Desfile – O desfile começou por volta das 8h, após a revista da tropa feita pelo general do Exército, Vicente Magalhães, e pelo governador do Estado. Em seguida, as duas autoridades subiram ao tanque blindado do Exército e realizaram um desfile pelas Avenidas Getúlio Vargas e Duarte da Silveira.

Acompanhados por comandantes da Polícia Militar, Corpo de Bombeiros, Detran e outras entidades, o governador, o general, e o prefeito de João Pessoa, Luciano Agra, fizeram o hasteamento das bandeiras do Brasil, da Paraíba e de João Pessoa.

Educação – Quando o desfile começou, as escolas participantes levaram para a avenida um misto de cor, brilho, música e coreografia que agradou ao público. Com cartazes e faixas, crianças e adolescentes de todas as idades chamavam a atenção das pessoas para a importância de temas como a inclusão social, defesa do meio ambiente, saúde e educação.

A Escola Cenecista trouxe para as ruas cerca de 300 estudantes. A diretora da instituição, Francisca Arruda, disse que a participação no desfile auxilia no aprendizado dos alunos. “Isso aqui é uma verdadeira aula viva. Não há nada mais produtivo que o professor, após esse desfile, discutir em sala de aulas os conteúdos de ética e cidadania com os alunos”, observou.

A qualidade da apresentação agradou as pessoas que foram às ruas assistir ao desfile. A professora Nilceia Lima de Oliveira conta que sempre leva a filha para comemorar a Independência do Brasil. “Acho isso uma data importante, que merece ser lembrada e conhecida”, afirma.

Entidades de classe também marcaram presença nas comemorações da Independência do Brasil. Representantes do Hemocentro, Hospital Juliano Moreira, Grupo da Melhor Idade Creuza Pires estavam entre as pessoas que fizeram questão de expressar sentimento de patriotismo.

Efetivo – Os militares foram os últimos a se apresentar e receberam muitos aplausos do público. A Polícia Militar empregou no desfile cerca de 600 homens e quase 100 veículos. Todas as modalidades da corporação participaram. Rotam, Rádio Patrulha, Choque, Gate, Canil, Cavalaria, Ciclopatrulha e até o policiamento rural, cujas viaturas foram entregues nessa terça-feira (6).

Do Corpo de Bombeiros, participaram 600 militares, entres homens e mulheres. Além disso, a tropa exibiu nas ruas 20 viaturas representantes as diversas modalidades de serviço prestado pela instituição.

O Exército levou para o desfile as viaturas blindadas, conhecidas como “tanques de guerra”. O efetivo, estimado em 700 homens, foi composto por soldados e oficiais. Os pelotões são do Comando do 1º Grupamento de Engenharia de Construção, Hospital de Guarnição de João Pessoa, 15º Batalhão de Infantaria Motorizado, 23ª Circunscrição de Serviço Militar e 16º Regimento de Cavalaria Mecanizado.

Militares do Batalhão Suez, conhecidos como “boinas azuis” também participaram do evento. Os militares de Suez foram os primeiros a fazer parte da Força de Emergência das Nações Unidas. E atuaram em missões de paz coordenada pela Organização das Nações Unidas (ONU).

 

Parlamento PB

 

 

Últimas notícias

Prefeito de Campina Grande nega pressão para apoiar pré-candidatura de Cícero Lucena ao Governo

O prefeito de Campina Grande, Bruno Cunha Lima, negou nesta quinta-feira (29), estar sofrendo qualquer…

29 de janeiro de 2026

“Figurões” da política planejam retorno ao cenário nas eleições de 2026

Em ano eleitoral, alguns políticos de nomes históricos e polêmicos que já obtiveram vitórias nas…

29 de janeiro de 2026

Cabo Gilberto revela que vai tratar de pautas do Nordeste e estratégias da oposição durante visita a Bolsonaro

O deputado federal paraibano Cabo Gilberto Silva (PL), líder da bancada de oposição na Câmara…

29 de janeiro de 2026

Interessados têm até esta sexta-feira para solicitar permissão de instalação de camarotes da Via Folia, em JP

A Prefeitura de João Pessoa, por meio da Secretaria de Desenvolvimento Urbano (Sedurb), publicou no Diário…

29 de janeiro de 2026

Inmet amplia alerta de chuvas intensas para 50 cidades do Sertão da Paraíba

O Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) ampliou o alerta de chuvas intensas para 50 municípios…

29 de janeiro de 2026

Hospitais de Campina Grande suspendem paralisação

Nesta quinta-feira (29), os hospitais filantrópicos e privados que integram a rede complementar do SUS…

29 de janeiro de 2026