Manusear celular conectado ao carregador aumenta risco de choque e acidente fatal, alerta Energisa

PUBLICIDADE

No último fim de semana, um menino de 10 anos sofreu um choque elétrico enquanto usava o celular com o carregador ligado na tomada, na cidade de Patos. Após ser encaminhado para atendimento hospitalar, a criança passa bem. Mas, infelizmente, o fim poderia ter sido trágico. Por isso, a Energisa reforça: mexer em aparelhos eletrônicos enquanto estão plugados na tomada é muito arriscado e pode causar acidentes graves com energia elétrica, especialmente em período chuvoso.

“Quando utilizamos o celular conectado à tomada, estamos criando mais um ponto de possibilidade de choque elétrico. Isso vai variar de acordo com a qualidade da instalação elétrica do local onde se está, como da procedência dos carregadores utilizados”, explica o coordenador de Saúde e Segurança da Energisa, Juliano Chandretti.

Segundo ele, chuvas fortes aumentam ainda mais os riscos de descargas elétricas. “Por isso, o cuidado deve ser ainda maior, já que a incidência de um raio pode atingir o aparelho e gerar uma descarga elétrica de até 200 mil amperes, provocando a morte da pessoa que estiver manuseando o celular, o tablet ou qualquer outro dispositivo móvel plugado na tomada” explica.

Além dos dispositivos móveis, Chandretti complementa que todos os aparelhos eletrônicos devem ser retirados da tomada também, sempre que houver chuvas mais fortes, com possibilidades de raios. “É preciso ter cuidado, ainda, com emendas, plugues e com locais que concentram umidade. Instalação e movimentação de antenas, obras e manutenções em telhados e equipamentos técnicos ligados à tomada devem ser executados, apenas, por profissionais da Energisa. Além de receberem treinamento específico, os técnicos utilizam equipamentos de proteção adequados à atividade”.

E lembre-se: com eletricidade não se brinca. “Os famosos ‘jeitinhos’ para resolver situações envolvendo a rede elétrica só colocam a sua vida e a de quem você ama em risco. Por isso, em situações envolvendo eletricidade, não improvise. Entre em contato com a Energisa imediatamente e nós enviaremos uma equipe técnica especializada que, de forma segura, vai solucionar o caso”, resume Juliano Chandretti.

PUBLICIDADE

Últimas notícias

Após nova proposta, professores da UEPB decidem encerrar greve

Após mais de dois meses de paralisação, os professores da Universidade Estadual da Paraíba (UEPB),…

5 de dezembro de 2025

Natal Iluminado 2025 de Campina Grande começa nesta sexta-feira

O clima do Natal já está no ar. E a cidade iluminada para aguardar a…

5 de dezembro de 2025

Grupo C: Brasil terá Marrocos, Haiti e Escócia como adversários na primeira fase da Copa do Mundo de 2026

A Fifa realizou, nesta sexta-feira (5), o sorteio que definiu os grupos da Copa do…

5 de dezembro de 2025

Prefeitura de João Pessoa apoia 24ª Parada da Diversidade, que acontece neste sábado

A 24ª Parada da Diversidade da Paraíba e de João Pessoa acontece neste sábado (6),…

5 de dezembro de 2025

Leitão adia decisão para 2026; Lucas diz acreditar em união na base: “O que nos une é maior”

O cenário político para 2026 segue indefinido no campo governista. Nesta sexta-feira (5), o vice-presidente…

5 de dezembro de 2025

Lucas Ribeiro reforça diálogo com Cida Ramos e diz que presença do PT na chapa é “construção coletiva”

O vice-governador da Paraíba, Lucas Ribeiro, comentou nesta sexta-feira (5) sobre a conversa recente que…

5 de dezembro de 2025