A Paraíba o tempo todo  |

Mais 13 cidades da Paraíba entram em situação de emergência por conta da estiagem

O Ministério da Integração e do Desenvolvimento Regional (MIDR), por meio da Defesa Civil Nacional, reconheceu nesta quarta-feira (26) a situação de emergência em 40 municípios afetados por diferentes tipos de desastres naturais em 11 estados. As portarias foram publicadas no Diário Oficial da União (DOU).

Entre as localidades incluídas, a Paraíba se destaca com 13 municípios reconhecidos devido à estiagem, situação de chuvas irregulares e redução significativa de reservas hídricas. Os municípios paraibanos contemplados são:

Gado Bravo

Joca Claudino

Juazeirinho

Livramento

Olivedos

Passagem

Poço Dantas

Princesa Isabel

Riacho dos Cavalos

São Bento

São José da Princesa

São José do Bonfim

São José dos Cordeiros

Essas cidades enfrentam dificuldades no abastecimento, impacto na agricultura e prejuízos às atividades rurais — fatores que motivaram o reconhecimento federal.

Situação nos demais estados

Além da Paraíba, outros estados também tiveram municípios reconhecidos pela estiagem, como Alagoas, Bahia, Ceará, Maranhão, Minas Gerais, Goiás, Pará e Rio Grande do Norte.
O Rio Grande do Sul teve o município de Erechim reconhecido em caráter sumário após forte chuva e queda de granizo, o que agiliza o repasse de recursos.

Municípios do Paraná e da Bahia sofreram com vendavais e granizo, enquanto cidades de Minas Gerais registraram tempestades intensas.

Acesso a recursos federais

Com o reconhecimento oficial, as prefeituras dos 40 municípios podem solicitar recursos ao Governo Federal para ações emergenciais, como:

Compra de cestas básicas

Distribuição de água potável

Kits de limpeza e higiene

Suporte a equipes de resposta

Ações de recuperação de áreas atingidas

Os pedidos devem ser realizados pelo Sistema Integrado de Informações sobre Desastres (S2iD), onde os planos de trabalho são avaliados pela Defesa Civil Nacional.

Capacitação

A Defesa Civil Nacional oferece cursos gratuitos a distância para capacitar agentes municipais e estaduais no uso do S2iD e na gestão de riscos e desastres.

Redação

    VEJA TAMBÉM

    Comunicar Erros!

    Preencha o formulário para comunicar à Redação erros de português, de informação ou técnicos encontrados nesta matéria do PBAgora.

      Utilizamos ferramentas e serviços de terceiros que utilizam cookies. Essas ferramentas nos ajudam a oferecer uma melhor experiência de navegação no site. Ao clicar no botão “PROSSEGUIR”, ou continuar a visualizar nosso site, você concorda com o uso de cookies em nosso site.
      Total
      0
      Compartilhe