Categorias: Paraíba

Mais de 90% de obras do São Francisco está concluída

PUBLICIDADE

 O ministro da Integração Nacional, Helder Barbalho, afirmou que as obras nos dois eixos (Norte e Leste) do Projeto de Integração do Rio São Francisco estão em pleno andamento.

No Eixo Leste, 90,27% das estruturas estão prontas, e toda a obra estará finalizada em dezembro. A previsão é que a água chegue a Monteiro (PB) em fevereiro e a Campina Grande (PB) em abril de 2017, depois de passar por Pernambuco.

O Eixo Norte, com 91,25% executado, deve ser entregue até o primeiro trimestre de 2017, e a água deve chegar aos estados do Ceará, Pernambuco, Paraíba e Rio Grande do Norte no segundo semestre do próximo ano.

O empreendimento é de alta complexidade. Ao todo, 12 milhões de pessoas serão beneficiadas em 390 municípios nos estados de Pernambuco, Ceará, Paraíba e Rio Grande do Norte, além das 294 comunidades rurais às margens dos canais da obra.

“É um grande equívoco dizer que as obras estão paralisadas. Já estão concluídas 90,8% das estruturas e o restante está em construção, com exceção de um trecho do eixo norte que estava sob responsabilidade da empresa Mendes Júnior, mas que já estamos providenciando a substituição”, afirmou.

Licitação

Em junho deste ano, a empresa Mendes Júnior comunicou ao órgão a falta de condições técnicas e financeiras para continuar os dois contratos da Meta 1N do eixo norte, que vai da captação do rio São Francisco, em Cabrobó (PE), até o reservatório de Jati (CE).

Em 7 de novembro, a pasta iniciou o novo processo de licitação com a consulta pública da minuta do edital e seus anexos. As construtoras interessadas têm até o dia 29 de novembro para dar suas contribuições para a versão final do edital. “A partir daí, prosseguimos com o processo de análise para assinarmos o contrato até o início de fevereiro de 2017”, destacou.

Revitalização

Para recuperar o rio São Francisco, em agosto deste ano, o presidente da República, Michel Temer, lançou o Plano Novo Chico, que vai orquestrar os investimentos de diversos órgãos para assegurar a oferta e qualidade de água do rio. Serão beneficiadas 16,5 milhões de pessoas em 505 municípios nos estados de Goiás, Minas Gerais, Bahia, Sergipe, Alagoas e Pernambuco, que representam 8,1% da população brasileira.

 

 

Fonte: Ministério da Integração Nacional

 

PUBLICIDADE

Últimas notícias

Grávida de gêmeos é vítima de tentativa de feminicídio em João Pessoa; companheiro é preso

Uma mulher de 22 anos, grávida de gêmeos, foi vítima de uma tentativa de feminicídio…

25 de dezembro de 2025

Troca de tiros com a PM termina com três presos por tráfico na Comunidade Aratu, em JP

Três homens foram detidos por tráfico de drogas na Comunidade Aratu, em João Pessoa, na…

25 de dezembro de 2025

Sob forte comoção, corpo do presidente da Câmara de Bayeux, Adriano Martins, é sepultado

O corpo de Adriano Martins, presidente da Câmara Municipal de Bayeux, na Região Metropolitana de…

25 de dezembro de 2025

Bruno Cunha Lima crava alianças para 2026 e confirma apoio a Efraim, Veneziano e Romero

O prefeito de Campina Grande, Bruno Cunha Lima, reafirmou seu posicionamento sobre as eleições de…

25 de dezembro de 2025

Em carta, Bolsonaro defende candidatura de Flávio: “Continuidade do caminho”

O ex-presidente defendeu a candidatura do filho, Flávio Bolsonaro, na carta entregue antes da cirurgia que será…

25 de dezembro de 2025

Vacinação contra HPV é ampliada para adolescentes de 15 a 19 anos

O Governo da Paraíba, por meio da Secretaria de Estado da Saúde (SES), em alinhamento…

25 de dezembro de 2025