Mais de 200 candidatos às prefeituras da Paraíba não têm ensino superior
Segundo o Tribunal Superior Eleitoral (TSE), 560 candidatos se registraram para disputar as eleições para as prefeituras das 223 cidades da Paraíba em outubro. Com relação ao grau de instrução, dados do órgão apontam que, do total desses concorrentes, mais de 200 não possuem o nível superior.
Conforme o TSE, 133 têm ensino médio completo, 16 possuem o nível incompleto. Existem ainda 36 candidatos com ensino fundamental completo. O Tribunal mostra ainda que mais de 40 postulantes têm baixo nível de instrução. Destes, 38 têm ensino fundamental incompleto e quatro declararam que apenas leem e escrevem.
Ainda de acordo com o TSE, 288 candidato às administrações municipais declararam ter concluído o ensino superior e outros 45 estão cursando.
Com relação aos que disputam o cargo de vice-prefeito, a situação se repete e a maioria dos candidatos têm nível superior completo, 214 no total. Já nos que estão na briga por vagas nas câmaras municipais grande parte tem apenas o ensino médio completo, eles são 4.034 .
Ainda no caso das disputa pelos Legislativos, um dado chama atenção: quatro candidatos se declararam analfabetos. A lei complementar 64/90, conhecida como ‘ Lei das inelegibilidades’, determina que pessoas que não sabem ler e escrever são consideradas inelegíveis.
G1
O nome da primeira-dama de Campina Grande, Juliana Cunha Lima, segue ganhando força nos cenário…
araíba teve 5.632 estudantes pré-selecionados no processo seletivo do primeiro semestre de 2026 do Programa Universidade para Todos…
Começou à meia-noite desta sexta-feira (13) a Operação Carnaval 2026, da Polícia Rodoviária Federal (PRF).…
O governador da Paraíba e pré-candidato ao Senado, João Azevedo (PSB), reafirmou nesta sexta-feira (13),…
Uma família do bairro de Cruz das Armas está a procura de um homem identificado…
O Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) emitiu, nesta sexta-feira (13), um alerta de "Perigo Potencial"…