Categorias: Paraíba

Mais de 11 mil alunos da Rede Estadual participam de concurso de redação

PUBLICIDADE

A Fundação de Apoio à Pesquisa do Estado da Paraíba (Fapesq), em parceria com a Secretaria de Estado da Educação Ciência e Tecnologia da Paraíba (SEECT), realizou nesta terça-feira (30) a etapa ‘Escola’ do concurso de redação com o tema ‘Bioeconomia: Diversidade e Riqueza para o Desenvolvimento Sustentável’. O concurso abrange 201 escolas da Rede Estadual com o objetivo de promover a discussão da temática voltada para a Semana Estadual de Ciência e Tecnologia, além de preparar os estudantes para o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem). Participam do concurso 11. 663 alunos da 3ª série do Ensino Médio.

O concurso de redação acontece em três etapas: ‘Escola’, ‘Regional’ e ‘Estadual’. Cada escola e Gerência Regional de Educação terá sua comissão julgadora para atuar nas etapas ‘Escola’ e ‘Regional’, para selecionar as redações a serem apresentados na etapa ‘Estadual’.

Após a realização da primeira etapa, cada escola escolherá apenas um representante vencedor para etapa ‘Regional’, que vai acontecer no dia 30 agosto. A Gerência Regional de Educação escolherá apenas um representante vencedor da respectiva região para a etapa ‘Estadual’ no dia 30 de setembro e a Comissão Estadual, indicada pela SEECT, vai selecionar o 1º, 2º e 3º lugar.

Os estudantes que alcançarem os três primeiros lugares da etapa ‘Estadual’ serão premiados com troféus e certificados durante a Semana Nacional de Ciência e Tecnologia, de 21 a 27 de outubro, em João Pessoa. O professor orientador do 1º lugar, além de troféu, ganhará uma visita técnica ao Vale do Rio São Francisco, onde vai conhecer o Centro Nacional do Semiárido (Embrapa), a Universidade Federal do Vale do São Francisco (Univasf), uma Vinícola e uma empresa de fruticultura.

Conforme o presidente da Fapesq, Roberto Germano, “a importância dessa ação é o envolvimento da SEECT demonstrando a sensibilidade para a temática deste ano, na popularização da ciência em todas as escolas de todos os municípios da Paraíba. A avalição regional para no final premiarmos os três candidatos com as melhores redações é uma iniciativa para que eles tenham formações em centros de pesquisas, sobretudo voltado para o semiárido brasileiro no polo agroindustrial de Petrolina. O nosso grande interesse é que esse ano sirva de experiência para que a gente possa, nos próximos anos, transformar essa ação numa política do estado pela Secretaria de Estado da Educação e da Ciência e Tecnologia e a Fapesp, fortalecendo os nossos alunos na redação”, ressaltou.

 

Secom

PUBLICIDADE

Últimas notícias

Criança de 8 anos é ferida por foice lançada por vizinho em Picuí, Paraíba

Um menino de 8 anos foi vítima de uma agressão grave quando um vizinho atirou…

4 de maio de 2024

PM prende três suspeitos por porte ilegal de arma e soma 55 apreensões em fiscalizações de trânsito em 2024

As ações de fiscalização de trânsito da Polícia Militar da Paraíba realizadas nas últimas doze…

4 de maio de 2024

Governador revela prazo para definição de candidatura em Campina Grande: “São João é uma boa data, vai ter muita gente”

O governador da Paraíba, João Azevêdo, indicou o período junino como um marco para a…

4 de maio de 2024

PM recupera veículo de motorista de aplicativo após assalto e prende um suspeito em JP

A Polícia Militar agiu rapidamente e recuperou um veículo que havia sido roubado de um…

4 de maio de 2024

Suspeito fica preso em grampos de muro durante tentativa de assalto em João Pessoa

Um homem acabou preso em grampos instalados em um muro durante uma tentativa de assalto…

4 de maio de 2024

Jovem é executado com cerca de 15 tiros na cidade de Alhandra

Um jovem de 23 anos foi brutalmente assassinado com cerca de 15 tiros de arma…

4 de maio de 2024