A Paraíba o tempo todo  |

Mais de 100 irregularidades são encontradas em fiscalização da Cagepa em Santa Rita

Foto: Secom

Uma força-tarefa de fiscalizações realizada pela Companhia de Água e Esgotos da Paraíba (Cagepa) no município de Santa Rita já identificou 101 irregularidades em ligações de água. O trabalho foi iniciado após a Cagepa receber constantes reclamações sobre falta de água por parte dos usuários do bairro de Tibiri, Eitel Santiago e Marcos Moura. As equipes foram a campo e descobriram que o problema estava sendo causado pelos furtos de água, que diminuíam a vazão e comprometiam a regularidade no abastecimento.

De acordo com o diretor Comercial da Cagepa, Isaac Veras, o abuso de uns estava provocando o prejuízo para vários moradores. “Quem faz ligação clandestina, não se preocupa em usar a água racionalmente, porque não vai pagar por ela. Lamentavelmente, não é só a companhia que deixa de arrecadar, mas principalmente toda a população daquela região, que é afetada diretamente com a falta de água”, disse.

Isaac destacou que os trabalhos iniciaram em 25 de janeiro deste ano e até esta quarta-feira (10) já foram fiscalizados 524 imóveis e constatadas 101 irregularidades, entre religações clandestinas, desvios, retirada indevida de hidrômetros, entre outros tipos de fraudes.

Ainda segundo o diretor, a ação continuará durante todo o mês de fevereiro e a expectativa é que haja um reflexo direto no abastecimento das localidades. O fornecimento de água foi suspenso nas residências onde se comprovou a prática fraudulenta de ligações e religações clandestinas.

‘Gato’ é crime – A ligação clandestina de água é considerada crime no Brasil. Segundo o artigo 155 do Código Penal Brasileiro, a prática de adulterar o fornecimento de água está enquadrada como atentado contra o patrimônio e prevê pena de reclusão de 1 a 4 anos e multa. Ainda que a conduta tenha sido praticada por terceiros, quem é responsabilizado pela fraude é o proprietário do imóvel.

 

Secom

    VEJA TAMBÉM

    Comunicar Erros!

    Preencha o formulário para comunicar à Redação erros de português, de informação ou técnicos encontrados nesta matéria do PBAgora.

      Utilizamos ferramentas e serviços de terceiros que utilizam cookies. Essas ferramentas nos ajudam a oferecer uma melhor experiência de navegação no site. Ao clicar no botão “PROSSEGUIR”, ou continuar a visualizar nosso site, você concorda com o uso de cookies em nosso site.
      Total
      0
      Compartilhe