O professor e jornalista José Stênio Lopes faleceu na tarde desta sexta-feira (2), em Campina Grande, aos 94 anos de idade.
O professor Stênio Lopes, como era mais conhecido, teve uma importante contribuição na fundação e na história do Departamento Regional do SENAI Na Paraíba. Como definiu certa vez, o presidente da Federação das Indústrias do Estado da Paraíba, Francisco Gadelha, “Stênio Lopes é um desses homens frutuosos que, por onde passou, foi capaz de galvanizar pessoas e deixar a sua marca, alicerçada no trabalho árduo dos pioneiros, dos bandeirantes da aprendizagem industrial”. Tal definição está descrita no prefácio do livro “Uma Escola e Algo Mais”, lançado pelo professor no ano de 2008.
Dono de uma altivez e caráter marcantes, o jornalista e professor Stênio Lopes deixou sua marca no SENAI como padrão de qualidade, disciplina e referência tanto para colaboradores da instituição como também para as gerações de professores e alunos.
Mesmo aposentado de suas atividades, José Stênio Lopes nunca esteve ausente da instituição a qual ele ajudou fundar na Paraíba. Escreveu livros sobre a história do SENAI, buscando contribuir, através da experiência, para o fortalecimento dos valores e princípios de relevância para a construção da cidadania.
Como jornalista, durante muitos anos, deixou sua marca em artigos escritos para o Jornal da Paraíba. Em meados da década de 60, dirigiu a Rádio Caturité/ AM. Sua principal obra foi escrita ao longo dos seus 94 anos, nas páginas de uma vida digna de reconhecimento e homenagens, e que não passou despercebida da poesia de cordel do poeta popular Manoel Monteiro.
O poeta, especialista em pesquisar a vida e obra de personalidades paraibanas, para eternizar em versos os grandes feitos dos perfilados, escreveu sobre “Stênio Lopes – Um menino do interior”. O cordel biográfico aborda a contribuição de Stênio Lopes na área educacional da cidade, através do SENAI.
O sepultamento ocorreu na manhã deste sábado (3), no Cemitério Campo da Paz, em Campina Grande, logo após uma missa de corpo presente.
Assessoria Senai







