A Paraíba o tempo todo  |

Lula vem à Paraíba inaugurar BR-230

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva garantiu ao governador José Maranhão, na audiência desta quinta-feira, 19, que estará em Campina Grande, na Paraíba, nos próximos 30 dias. Lula vem ao estado participar da inauguração das obras de duplicação da BR-230. O presidente também garantiu que vai construir uma usina de biodiesel no estado, conforme prometeu durante a campanha de 2006.

O plano de metas do governo prevê, entre outras ações, a construção e a instalação de pelo menos três usinas de biodiesel no País, entre elas a da Paraíba. O biodiesel é uma alternativa aos combustíveis derivados do petróleo. Pode ser usado em carros e qualquer outro veículo com motor diesel. Fabricado a partir de fontes renováveis (girassol, soja, mamona), é um combustível que emite menos poluentes que o diesel.

A usina terá capacidade de produzir 40 milhões de litros de biodiesel por ano. Essa usina estará entre as maiores do Nordeste. Em média, o investimento em uma usina de biodiesel de médio-porte (50 milhões de litros/ano) está em torno de R$ 20 milhões, podendo variar de acordo com o fornecedor do equipamento e grau de automação embarcada.

Em plena atividade, existem no Nordeste cinco usinas de biodiesel que produzem, por ano, 276,72 milhões de litros do produto por ano. A expectativa do governo federal é manter, em princípio, 15 usinas na região Nordeste para a produção do biodiesel. O volume produzido por este conjunto chega a 641,32 milhões de litros por ano.
 

 Da Redação

    VEJA TAMBÉM

    Comunicar Erros!

    Preencha o formulário para comunicar à Redação erros de português, de informação ou técnicos encontrados nesta matéria do PBAgora.

      Utilizamos ferramentas e serviços de terceiros que utilizam cookies. Essas ferramentas nos ajudam a oferecer uma melhor experiência de navegação no site. Ao clicar no botão “PROSSEGUIR”, ou continuar a visualizar nosso site, você concorda com o uso de cookies em nosso site.
      Total
      0
      Compartilhe