Categorias: Paraíba

Luiz Couto registra Dia Internacional de Combate à Corrupção

 O 9 de dezembro é o Dia Internacional de Combate à Corrupção. A data foi lembrada em pronunciamento feito pelo deputado federal Luiz Couto (PT-PB) já nesta terça-feira, 6, na Câmara dos Deputados, em Brasília. Ele explicou que ela foi instituída para lembrar o enfrentamento de um dos maiores cânceres com que a sociedade se depara nos dias atuais.

 

“Desde o início do meu mandato, venho ocupando esta tribuna para chamar a atenção, desta Casa, para esse tema, que deve ser enfrentado com responsabilidade e compromissos por todos nós”, disse Couto. Ele acrescentou que corrupção vem do latim corruptus, que significa quebrado em pedaços. O verbo corromper significa tornar pútrido. A corrupção pode ser definida como utilização do poder ou autoridade para conseguir obter vantagens e fazer uso do dinheiro público para o seu próprio interesse, de um integrante da família ou amigo.

 

O deputado paraibano comentou que este problema político e social precisa ser tratado com um remédio mais eficaz. “Neste caso, chamamos atenção para elogiar operações da Policia Federal, sem a midiatização e a autopromoção, caso que tem sido frequente nos últimos tempos”. Em seguida, o parlamentar citou texto de Miguel do Rosário, dono do blog O Cafezinho, que exemplifica muito bem o que vem sendo construído por trás da operação Lava Jato. “Chilique de Dallagnol é a prova do crime. Dallagnol, pastor da Lava Jato, expert em Power Point e feliz proprietário de dois apartamentos do Minha Casa Minha Vida, passou esta quarta-feira (30) protagonizando chiliques contra o avanço da Lei de combate a corrupção, que punem juízes e procuradores que abusam de seu poder”.

 

“Além dos chiliques ele quer convencer a sociedade que as propostas apresentadas pelo Ministério Público, não podem, jamais, receber alterações pelo Congresso Nacional. Aliás, Dallagnol parece não ter lido o artigo que rege a competência privativa da Câmara dos Deputados. Com todo esse aforismo podemos tirar a seguinte conclusão: Parte do poder judiciário se tornou em um poder descomunal, perigoso e antidemocrático. Eles têm alianças com os barões da mídia e querem se sentir semideuses do combate à corrupção”, avaliou Luiz Couto.

 

Prosseguindo sua análise, o deputado disse que o combate à corrupção não pode ser um interesse privado e muito menos uma brincadeira de Power Point. “Não pode ter bandeira e muito menos uma brincadeira de criança em que agora eu quero brincar e depois não quero mais. Temos que levar este tema a sério. Temos que colocar corrupto e corruptor na cadeia. A corrupção precisa ser encarada por todos nós como o inimigo nº 1 dos poderes legislativo, judiciário e executivo e da iniciativa privada. A sociedade espera que este seja, no mínimo, o nosso comportamento e o nosso procedimento. Imploro, aos pares desta Casa, bem como ao judiciário que a medidas de combate a corrupção neste país, sejam efetivamente levadas a sério.

Conclamamos que este Dia Internacional de Combate a Corrupção seja o dia mais importante do nosso calendário”.

 

Finalizando seu pronunciamento, Luiz Couto lembrou uma frase de Ulysses Guimarães: “A moral é o cerne da Pátria. Tenhamos fé na moral pública. Fé no combate à corrupção. O tema precisa receber certa ênfase para reforçar a todas as pessoas a importância de se dizer “não” à corrupção em todos os níveis.”


Redação

 

Últimas notícias

Inmet emite alerta de chuvas intensas e ventos fortes para toda a Paraíba nesta segunda-feira

O Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) emitiu um alerta nesta segunda-feira (26) prevendo chuvas intensas…

26 de janeiro de 2026

Defesa confirma que João Lima vai se apresentar à polícia em JP; áudios revelam que cantor alegava “esquecer” agressões

O cantor João Lima, neto de Pinto do Acordeon, pode se apresentar voluntariamente à polícia…

26 de janeiro de 2026

Troca de tiros com a PM deixa homem ferido e outro preso em João Pessoa

Nesse domingo (25), uma troca de tiros entre suspeitos e a Polícia Militar deixou um…

26 de janeiro de 2026

Homem de 40 anos é morto a facadas na cidade de Guarabira

Um homem de 40 anos foi morto com golpes de faca na noite desse domingo…

26 de janeiro de 2026

Ônibus está mais caro em JP e CG; veja o reajuste nas passagens

O reajuste na passagem de ônibus entrou em vigor ontem (25) em João Pessoa e…

26 de janeiro de 2026

Deputado paraibano critica comemoração de membros da esquerda em descarga elétrica ocorrida em evento de Nikolas

Por meio das suas redes sociais, o deputado federal Cabo Gilberto (PL-PB), criticou na noite…

26 de janeiro de 2026