Categorias: Paraíba

LEVANTAMENTO DO IBGE: cinco cidades da Paraíba têm mais eleitores que habitantes

No início deste mês, a cidade de Cajazeirinhas, no Sertão paraibano, completou 13 anos de sua instalação, sob as bençãos de Nossa Senhora da Piedade. Todavia, o distrito foi elevado à categoria de município com a denominação de Cajazeirinhas, pela lei estadual nº 5895, de 29 de abril de 1994, desmembrado de Pombal. Até aí nada de anormalidade. O que chama a atenção hoje é que o número de eleitores é superior ao de habitantes, o que “intriga” a Justiça Eleitoral. Mais quatro municípios – Santa Inês, Parari, Algodão de Jandaíra e Lastro – apresentam “fenômeno” idêntico.

Além deles, cerca de 50 cidades do Estado apresentam um eleitorado equivalente a 80% ou mais da população. Para passar a limpo esta situação, o Tribunal Regional Eleitoral ultima os estudos para realizar um grande recadastramento para excluir os eleitores “fantasmas” ou “turistas”.

Cajazeirinhas tem 3.003 habitantes, de acordo com o Censo do IBGE. Todavia, possui 3.373 eleitores, revela o Tribunal Superior Eleitoral, o que representa 112% da população. Em Algodão de Jandaíra, na microrregião do Curimataú, são 2.350 moradores para um eleitorado de 2.368, isto é, 100,7%. Já município de Lastro, no Sertão, não fica muito atrás. A cidade conta com 2.841 moradores e 2.864 eleitores, ou seja, mais de 100%.

No Cariri

O exemplo mais gritante é Parari, município localizado na microrregião do Cariri Ocidental, A área territorial é de 128 km². De acordo com o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística, a cidade possui 1.256 habitantes e 1.621 eleitores, o equivalente a 129%. Em Santa Inês, existem 3.539 habitantes e 3.630 eleitores.

José Cassimiro Júnior, secretário de Informática do TRE, explicou seu departamento está trabalhando em conjunto com a Corregedoria do Tribunal, fazendo o levantamento dos municípios onde haverá revisão eleitoral. “São vários os critérios levados em consideração pela Justiça Eleitoral para fazer o recadastramento no município. Um deles é que o número de eleitores acima de 80% do número de habitantes. Outros critérios são o número de transferências de domicílios nos últimos anos, bem como de eleitores jovens e mais velhos”, comentou.

Jornal da Paraíba

 

Últimas notícias

Novo período de defeso do caranguejo-uçá começa nesta terça-feira na Paraíba

Começa nesta terça-feira (17) mais uma etapa do período de defeso do caranguejo-uçá na Paraíba.…

17 de fevereiro de 2026

Serra Branca anuncia demissão do técnico Roberto Maschio

O Serra Branca SAF confirmou, nesta segunda-feira (16), o desligamento do técnico Roberto Maschio do…

17 de fevereiro de 2026

Inmet emite alerta de baixa umidade para 75 municípios do Sertão paraibano

Os moradores de 75 cidades do Sertão da Paraíba devem redobrar os cuidados com a…

17 de fevereiro de 2026

Carnaval Tradição é suspenso preventivamente em João Pessoa após parte da arquibancada ceder

A folia no Carnaval Tradição de João Pessoa precisou ser suspensa por precaução na noite…

17 de fevereiro de 2026

STF: PF faz buscas sobre vazamento de dados de autoridades na Receita

A Polícia Federal cumpriu quatro mandados de busca e apreensão, na manhã desta terça-feira (17), no…

17 de fevereiro de 2026

Prefeitura de João Pessoa confirma desfiles do Carnaval Tradição para o próximo fim de semana

Após a suspensão preventiva ocorrida na noite desta segunda-feira (16), a Prefeitura de João Pessoa,…

17 de fevereiro de 2026