A Paraíba o tempo todo  |

Leonardo anuncia licitação do porto de Cabedelo; obras serão concluídas já em 2010

O deputado Leonardo Gadelha anunciou na manhã desta segunda-feira a divulgação do edital de licitação para as obras do porto de Cabedelo para os próximos dias. A expectativa da Secretaria de Portos é que as propostas sejam analisadas em junho.

“O prazo para a conclusão é de 12 meses e as obras devem começar já em junho. Isso significa que em junho de 2010 veremos realizado nosso sonho de fazer voltar à ativa nosso terminal portuário”, revelou Leonardo. O deputado explicou que o canal do porto passará por ações de desassoreamento e derrocamento. “O leito do rio será dragado, aumentando a profundidade, e também serão retiradas rochas, ampliando consideravelmente o calado do porto”.

Com a reestruturação, Cabedelo terá condições de receber navios de médio a grande porte. “Ficaremos com 11m de calado na cota 0,0 e com 12,3 na maré alta.

É um número que representa um aumento expressivo sobre os menos de 9m com que o porto vem tentando operar”. A obra deixará o porto em condições de disputar com outros portos da região. “Acredito que nosso porto será uma alternativa atraente. Temos uma ótima localização, teremos, em breve, uma profundidade razoável, e poderemos oferecer tarifas lucrativas. Claro que não vamos competir com Suape, mas essa não é a intenção nem a vocação de Cabedelo”, salienta Leonardo.

O parlamentar adiantou que se reunirá com a comunidade portuária nos próximos dias. A ideia é discutir com os envolvidos a notícia e “avaliar a necessidade de ações complementares. Vamos definir o que precisa ser feito a partir de agora e continuar diligentes na defesa do porto”.

A luta pela adequação do porto começou em 2007 e desde então criou-se um comitê em sua defesa que conta com a participação dos mais diversos setores envolvidos com o terminal. A verba de 105 milhões para a obra de dragagem foi garantida em uma reunião do senador José Maranhão e do deputado Marcondes Gadelha com o ministro de Portos, Pedro Brito. “Acredito que o nosso envolvimento na luta da comunidade portuária rendeu bons frutos. O anuncio da licitação mostra que estamos no caminho certo. A Paraíba precisa contar com um porto forte e é isso que estamos garantindo”, finalizou Leonardo.
 

 

Assessoria

    VEJA TAMBÉM

    Comunicar Erros!

    Preencha o formulário para comunicar à Redação erros de português, de informação ou técnicos encontrados nesta matéria do PBAgora.

      Utilizamos ferramentas e serviços de terceiros que utilizam cookies. Essas ferramentas nos ajudam a oferecer uma melhor experiência de navegação no site. Ao clicar no botão “PROSSEGUIR”, ou continuar a visualizar nosso site, você concorda com o uso de cookies em nosso site.
      Total
      0
      Compartilhe