Projeto de Lei de Autoria do vereador Felipe Leitão que obriga casas de shows a exibirem advertências sobre o perigo da associação entre bebida alcoólica e direção no trânsito é aprovado na CMJP.
O Projeto de Lei de Autoria do vereador Felipe Leitão (PRP), que dispõe sobre a obrigatoriedade das casas de shows, boates, salões de festas e estabelecimentos similares a exibirem advertências sobre o perigo da associação entre bebida alcoólica e direção no trânsito foi aprovado hoje (22), na Câmara Municipal de João Pessoa, faltando agora somente à sanção por parte do Poder Executivo.
.
Leitão explica que Dirigir é sobretudo um ato que exige extrema responsabilidade, pois o carro quando usado por pessoas irresponsáveis é uma arma contra a própria vida e das outras pessoas, e se a pessoa que estiver na direção do veículo ingeriu bebida alcoólica, este carro será uma bomba relógio. Estudos apontam a bebida alcoólica como o carrasco no trânsito.
O consumo de álcool aumenta o risco de acidentes, em relação à pessoa sóbria, na seguinte proporção: 1 dose aumenta em 1,4 vezes; 3 doses aumentam 11,1 vezes o risco; 5 doses aumentam 48 vezes o risco. Três copos de cerveja ou três cálices de vinho ou duas doses de uísque configuram em 1.0g/l a 1.9g/l a porcentagem de álcool no sangue, o que causa ao sujeito estado de euforia, humor instável, diminuição dos reflexos, prejuízo da visão periférica (o que acarreta risco de colisões em ultrapassagens), falta de coordenação motora e dificuldade para adaptar a visão a diferenças de luminosidade.
O projeto ora apresentado tem como objetivo a prevenção de acidentes no trânsito decorrentes da ingestão de bebidas alcoólicas na capital.
Assessoria
O vice-governador da Paraíba, Lucas Ribeiro, participou do encerramento do Encontro Nacional da Família Católica…
O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) sancionou parcialmente as Leis nº 15.349 (Câmara…
O Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU) conseguiu salvar a vida de um homem…
O deputado estadual Fábio Ramalho (PSD) confirmou ontem,terça-feira (17), que seu nome está à disposição…
Será uma partida histórica para o Serra Branca. Debutante na Copa do Brasil, o time…
Após a morte de Rayla Cavalcante, de 23 anos, na Baía da Traição, Litoral Norte…