Categorias: Paraíba

Lei que institui o Dia Estadual da Etnia Cigana é sancionada na Paraíba

A deputada estadual Cida Ramos teve a Lei nº 11.370/2019, que institui o Dia Estadual da Etnia Cigana no Estado da Paraíba, a ser celebrado anualmente no dia 24 de maio – Dia Nacional do Cigano, sancionada pelo governador João Azevedo.

A Lei visa destacar a importância do segmento e promover visibilidade à cultura e história dos povos ciganos, além de combater o preconceito e a discriminação contra essas comunidades. “É nosso compromisso acabar com a invisibilidade social dos grupos étnico-raciais. Não há momento mais oportuno para que possamos possibilitar, ao povo cigano, voz e protagonismo. É papel do Estado garantir que os ciganos e ciganas usufruam plenamente de todos os direitos trazidos pela Constituição Federal. Nada mais adequado utilizarmos a data para reforçar a importância dessa luta. Nós temos uma dívida com esses povos, por isso, é nosso dever promover respeito e tratamento digno, como todo cidadão”, salientou a deputada Cida Ramos.

Para o presidente do Instituto Cigano do Brasil, Rogério Ribeiro, a Paraíba avança na defesa dos povos tradicionais. “Recebemos com muita felicidade a notícia da aprovação dessa Lei, pois ela significa a promoção da nossa visibilidade. Criar o Dia Estadual da Etnia Cigana é, antes de tudo, promover a nossa própria existência em todo o estado. Parabenizamos a deputada Cida por sua sensibilidade em atender a nossa solicitação, assim como reafirmamos os nossos votos de agradecimento ao governador João Azevedo, por entender a importância desta Lei”, pontuou.

O Dia Nacional do Cigano foi instituído em 24 de maio de 2006 por meio de decreto, em reconhecimento à contribuição da etnia cigana na formação da história e da identidade cultural brasileira. No Brasil, existe a presença de três etnias ciganas: Calon, Ron e Sinti. Os acampamentos ciganos estão localizados em 21 estados, sendo 291 municípios. Estima-se que na Paraíba exista mais de 7 mil ciganos, distribuídos por 32 municípios. De acordo com o Instituto Cigano do Brasil e a sua Coordenação Estadual, por meio do Cigano Coronel, a cidade de Sousa detém a maior concentração cigana da América Latina. Toda a população cigana no estado pertence à etnia Calon.

Últimas notícias

Ponte do Futuro – Arco Metropolitano

O gestor público que trabalha com seriedade e presta serviços essenciais ao seu povo não…

10 de fevereiro de 2026

Nabor Wanderley reforça fala de Daniella Ribeiro e diz que escolha de vice deve ficar mais para frente

O prefeito de Patos e pré-candidato ao Senado, Nabor Wanderley (Republicanos), sinalizou que está em…

10 de fevereiro de 2026

João Azevêdo dá prioridade à gestão e reduz presença em agendas no interior da Paraíba; aliado vê tática como estratégia

Aliados do governador João Azevêdo (PSB) têm sentido a ausência do chefe do Executivo estadual…

10 de fevereiro de 2026

Inácio confirma vice de Lucas no radar da Federação e projeta bloco elegendo até 3 federais e 5 estaduais em 2026 na PB

O pré-candidato a deputado estadual Inácio Falcão, em entrevista a imprensa nesta terça-feira (10), projetou…

10 de fevereiro de 2026

Vereador cumpre promessa e protocola pedido de CPI para investigar Cagepa na CMJP

O vereador de João Pessoa, Ícaro Chaves (Podemos), protocolou um pedido de abertura de uma…

10 de fevereiro de 2026

“Não há pressa”, defende Daniella Ribeiro sobre definição para escolha do vice na chapa governista

A senadora Daniella Ribeiro (PP), mãe do vice-governador e pré-candidato do Governo do Estado, Lucas…

10 de fevereiro de 2026