A Paraíba o tempo todo  |

Lei do gabarito: ALPB discute nesta 3ª construções que desrespeitam altura permitida na orla

Foto: Ernane Gomes/MPPB

A Assembleia Legislativa da Paraíba (ALPB) realiza nesta terça-feira (14), às 10h, uma audiência pública para discutir os recentes casos de descumprimento da chamada Lei do Gabarito — norma que limita a altura de edificações na primeira faixa da orla marítima do estado a 12,90 metros (correspondente a pilotis mais três pavimentos).

A audiência foi proposta pelo deputado Chió (Rede), presidente da Comissão de Direitos Humanos da ALPB, diante do aumento de construções que desrespeitam a legislação vigente, especialmente em áreas de proteção paisagística e ambiental.

A Lei do Gabarito está respaldada no artigo 229 da Constituição Estadual, que reconhece a zona costeira como patrimônio ambiental, cultural e paisagístico da Paraíba. No entanto, nos últimos anos, empreendimentos têm ultrapassado os limites legais, o que levou o Ministério Público Estadual (MPE) a mover ações contra construtoras e solicitar o embargo de obras.

Entre os casos recentes, destaca-se o edifício Way, em João Pessoa, que teve o habite-se suspenso por exceder a altura permitida. Outro empreendimento no bairro do Cabo Branco também teve sua licença suspensa por indícios de irregularidade. Em Cabedelo, o MPE investiga uma construção na orla que teria desrespeitado os parâmetros estabelecidos pela legislação municipal, inspirada na Lei do Gabarito estadual.

A audiência pública busca promover um debate amplo com representantes do poder público, sociedade civil e especialistas sobre os impactos ambientais e urbanísticos dessas construções irregulares, além de discutir medidas de fiscalização e responsabilização mais efetivas.

Redação

    VEJA TAMBÉM
    Veja Mais

    Trump vs. Maduro

    Há duas coisas que me irritam bastante quando se discutem as ameaças de Trump contra Maduro. Em primeiro…

    Comunicar Erros!

    Preencha o formulário para comunicar à Redação erros de português, de informação ou técnicos encontrados nesta matéria do PBAgora.

      Utilizamos ferramentas e serviços de terceiros que utilizam cookies. Essas ferramentas nos ajudam a oferecer uma melhor experiência de navegação no site. Ao clicar no botão “PROSSEGUIR”, ou continuar a visualizar nosso site, você concorda com o uso de cookies em nosso site.
      Total
      0
      Compartilhe