Passados quase sete meses do encontro das águas da transposição do Rio São Francisco com o espalho d’água do Epitácio Pessoa, em Boqueirão, no Cariri paraibano, o volume do manancial subiu em mais de 5% em relação ao período que antecedeu a chegada das águas do ‘Velho Chico”
Segundo dados atuais do Departamento Nacional de Obras Contra a Seca (DENOSC) e da Agência Executiva de Gestão das Águas do Estado da Paraíba (Aesa), Boqueirão está com 38.086.807 milhões de metros cúbicos de água acumulada. Isso representa 9,3% da capacidade total de armazenamento do manancial.
Construído há mais de 60 anos pelo DNOCS, e principal fonte de abastecimento de Campina Grande, e mais 18 cidades do Compartimento da Borborema, o açude de Boqueirão foi projetado para armazenar quase de 411,7 milhões de metros cúbicos de água.
O aumento na lâmina de água nesse período foi de 5, 46 metros, que corresponde a um aporte hídrico de 26.112.747 metros cúbicos de água.
Em 18 de abril deste ano, data do encontro das águas, Boqueirão estava com 11,9 milhões de m³ de água, que representava 2,9% do volume total, o pior índice da história.
Severino Lopes
PB Agora
A capital paraibana se prepara para voltar a ser o centro das atenções dos esportes…
O atacante paraibano Tiquinho Soares está de casa nova para a sequência da temporada 2026.…
O governador João Azevêdo transmitiu, na manhã deste sábado (21), o cargo para o vice-governador…
A Superintendência Executiva de Mobilidade Urbana de João Pessoa (Semob-JP) vai dar apoio operacional, neste…
A ex-prefeita de Bayeux Sara Cabral (MDB) reconquistou, através da Justiça Eleitoral, os seus direitos…
Os banhista que pretendem aproveitar o litoral de João Pessoa neste fim de semana precisam…