Justiça determina regularização de loteamento em Galante após ação do MPPB

PUBLICIDADE

O Juízo da 1ª Vara da Fazenda de Campina Grande acolheu parcialmente os pedidos do Ministério Público da Paraíba e ordenou ao Município de Campina Grande a regularização completa do loteamento Jardim Lauro Menezes, localizado no Distrito de Galante. A decisão foi proferida pelo juiz Alex Muniz Barreto em resposta à Ação Civil Pública nº 0804295-84.2022.8.15.0001, proposta pelo 20º Promotor de Justiça de Campina Grande, Sócrates da Costa Agra, especializado na defesa dos direitos do consumidor.

Segundo o promotor Sócrates Agra, a investigação teve início em 2018, com a promotoria buscando diversas estratégias para regularizar a área de maneira administrativa. No entanto, diante da recusa do município em resolver a questão, foi necessário recorrer às medidas judiciais para assegurar condições mínimas de habitabilidade, como sistemas de escoamento de águas pluviais, redes de água e esgoto, e pavimentação.

O promotor explica que um loteamento irregular é aquele que não completou todas as etapas exigidas pela legislação ou executou obras em desacordo com o projeto aprovado. Conforme jurisprudência do Superior Tribunal de Justiça (STJ), cabe ao município a responsabilidade pela regularização, com um dever de fiscalização administrativa. Neste caso, a Prefeitura de Campina Grande é obrigada a realizar as obras de infraestrutura necessárias para a organização urbana e atendimento aos moradores.

Medidas Determinadas

A sentença determina que o Município de Campina Grande promova, no prazo máximo de dois anos, a regularização completa do loteamento, incluindo a elaboração de projeto, memorial descritivo e a execução das obras de infraestrutura. Em caso de descumprimento, está prevista a aplicação de multa diária.

O promotor Sócrates Agra informou que cabe recurso à decisão, mas aguarda a confirmação da sentença para que a regularização do loteamento seja efetivada.

PUBLICIDADE

Últimas notícias

Vereador de Santa Helena é atacado com barra de ferro dentro da própria casa no Sertão paraibano

Uma ação rápida de moradores impediu que um ataque contra o vereador Rogério Leite (PSB),…

28 de dezembro de 2025

Governo Federal libera saque-aniversário do FGTS a partir desta segunda

A Caixa Econômica Federal inicia na próxima segunda-feira (29), o pagamento dos valores do FGTS que estavam bloqueados para…

28 de dezembro de 2025

Cícero comemora sucesso do ‘Celebra João Pessoa’ e destaca potencial da capital para grandes eventos

O prefeito de João Pessoa, Cícero Lucena (MDB), comemorou o sucesso do ‘Celebra João Pessoa’…

28 de dezembro de 2025

Bolsonaro apresenta crise de soluços e pressão alta após procedimento

O ex-presidente Jair Bolsonaro apresentou nova crise de soluços e elevação da pressão arterial na…

28 de dezembro de 2025

Pilotos e comissários aprovam acordo e não haverá greve na aviação brasileira

Pilotos e comissários de bordo aprovaram o acordo coletivo e não haverá greve na aviação…

28 de dezembro de 2025

Mais de 100 kg de maconha são apreendidos pela Polícia Militar em ponto de venda de drogas na capital

Neste domingo (28), policiais da Força Tática do 5º Batalhão da Polícia Militar apreenderam uma…

28 de dezembro de 2025