A Paraíba o tempo todo  |
PUBLICIDADE

Justiça determina e Prefeitura Municipal de JP terá que contratar estagiários na saúde

A Justiça deferiu requerimento do Ministério Público da Paraíba, através da Promotoria da Saúde de João Pessoa, e determinou o imediato cumprimento da decisão judicial, datada de dezembro de 2007, que obrigava o Município de João Pessoa a assegurar a estudantes de instituições privadas de ensino superior estágio em unidades de saúde municipais independente de pagamento de contrapartida.

Na época, o MPPB havia ingressado com ação civil pública para que os estágios fossem realizados sem cobranças e a Justiça concedido liminar que, desde então, vinha sendo descumprida.

A decisão foi tomada, nesta terça-feira (10), pela juíza da 5ª Vara da Fazenda Pública da Capital, Maria de Fátima Lúcia Ramalho, determinando a intimação pessoal do prefeito Luciano Agra, que tem cinco dias para informar à Justiça o cumprimento da ordem judicial.

A juíza estabeleceu ainda multa diária no valor de R$ 2 mil em caso de descumprimento, “atribuindo-se à responsabilidade pessoal do prefeito, criminal e civil, pelos danos sofridos no retardamento do cumprimento de decisão”, diz texto da decisão.

O promotor João Geraldo Barbosa explicou que a Promotoria foi informada do descumprimento por parte da Prefeitura de João Pessoa pelo Sindicato das Escolas Particulares (Sinepe/PB).

O presidente do Sinepe informou que os alunos de instituições que não pactuaram contrapartida pecuniária com o município estavam impedidos de fazer estágios em hospitais públicos municipais e até de realizarem pesquisas nessas unidades.

“Não restam dúvidas de que o Município de João Pessoa continua de forma renitente a não cumprir decisão judicial proferida em dezembro de 2007, prejudicando os interesses de todos aqueles que foram e são beneficiados com a decisão em vigência”, disse o promotor.

O promotor destacou ainda que, em outubro de 2008, foi proferida sentença pelo Poder Judiciário reconhecendo a ilicitude das cobranças feitas pelo município de João Pessoa às instituições de ensino superior.

 

Da Ascom do MPPB

    VEJA TAMBÉM

    Comunicar Erros!

    Preencha o formulário para comunicar à Redação erros de português, de informação ou técnicos encontrados nesta matéria do PBAgora.

      Utilizamos ferramentas e serviços de terceiros que utilizam cookies. Essas ferramentas nos ajudam a oferecer uma melhor experiência de navegação no site. Ao clicar no botão “PROSSEGUIR”, ou continuar a visualizar nosso site, você concorda com o uso de cookies em nosso site.
      Total
      0
      Compartilhe