Categorias: Paraíba

Justiça determina a reabertura imediata da UTI Pediátrica

O não cumprimento da decisão resultará em multa diária de R$1 mil e responsabilidade criminal e civil por danos à sociedade

 

O juiz João Batista Vasconcelos, da 6a Vara Civil de João Pessoa, determinou nesta quarta-feira (17) que a Unidade de Terapia Intensiva (UTI) Pediátrica do Hospital de Emergência e Trauma Senador Humberto Lucena, em João Pessoa, seja reaberta imediatamente. Na última segunda-feira (15), o Conselho Regional de Medicina da Paraíba (CRM-PB) e o Ministério Público Estadual (MPE) realizaram vistoria no hospital e constataram o não funcionamento da unidade. O MPE ingressou com ação civil pública no mesmo dia.

A determinação da Justiça intima o Estado da Paraíba, na pessoa de seu representante legal, o diretor do hospital, e o Secretário de Saúde do Estado. O não cumprimento da decisão acarreta em aplicação de multa de R$ 1 mil por cada dia de atraso, atribuindo responsabilidade pessoal, criminal e civil aos promovidos pelos possíveis danos a serem sofridos pela sociedade em caso de retardamento do cumprimento da decisão judicial.

De acordo com o diretor de fiscalização do CRM-PB, João Alberto Pessoa, a unidade foi sendo fechada progressivamente, ficando o hospital sem leitos e equipamentos destinados aos cuidados intensivos de crianças vítimas de traumatismos ou outros quadros de saúde que necessitem de assistência ventilatória contínua e cuidados de maior complexidade.

João Alberto acrescentou a preocupação do CRM com o fechamento da UTI. “Já há uma carência muito grande de leitos de UTI pediátrica no Estado. Além disso, os pacientes que vão para o hospital de Trauma e os profissionais que lá trabalham ficam em uma situação difícil e perigosa. Diante de um paciente grave, os profissionais não dispõem dos leitos de UTI pediátrica e esta criança teria que ser removida, o que é perigoso e põe em risco a sua vida”, completou.

 

Denúncia de médicos

A vistoria do CRM-PB e MPE na última segunda-feira (15) foi motivada por denúncias de vários médicos que informaram os órgãos sobre a desativação dos leitos da UTI pediátrica e de como esta medida comprometia a qualidade do atendimento prestado às crianças. No entanto, em nota à imprensa, na segunda-feira, o diretor técnico do hospital, Edvan Benevides, informou que o hospital nunca teve UTI pediátrica.

Segundo João Alberto Pessoa, a UTI pediátrica do hospital não atendia a algumas exigências da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) e, portanto, não recebia recursos como uma unidade deste porte. Mas a unidade funcionava como um setor de atendimento avançado. Médicos e os demais profissionais de saúde do hospital confirmaram que a unidade funcionava e a própria sinalização interna do hospital nomeava o setor como UTI pediátrica.



Redação com Assessoria

Últimas notícias

Publicada a lista com classificação dos candidatos do CFO 2026

Atenção candidatos do concurso do Curso de Formação de Oficiais da Polícia Militar da Paraíba…

27 de janeiro de 2026

Festa da Luz 2026 começa nesta terça-feira  em Guarabira com várias atrações

A Festa da Luz 2026, uma das mais tradicionais na cidade de Guarabira, no Brejo da Paraíba,…

27 de janeiro de 2026

Cícero culpa a Cagepa por despejo de esgoto nas praias de JP: “falta planejamento no tempo certo”

Em entrevista na noite de ontem (26), ao programa Frente a Frente, da TV Arapuan,…

27 de janeiro de 2026

João Lima é transferido para mesmo presídio de Hytalo Santos e ficará com outros 60 presos por violência doméstica

Após ser preso suspeito de espancar a esposa em imagens que repercutiram nacionalmente, o cantor…

27 de janeiro de 2026

Líder da oposição em Campina alerta Jhony Bezerra sobre risco de deixar o PSB: “pode perder o discurso”

Em entrevista ontem (26), à imprensa campinense o vereador Anderson Almeida (PSB), que lidera a…

27 de janeiro de 2026

PMCG inicia instalação de aeradores no Açude Velho para melhorar qualidade da água

Como parte do conjunto de ações emergenciais, definidas a partir de estudos técnicos e científicos,…

27 de janeiro de 2026